03/07/2020 - Saúde
Florianópolis segue sem lotação no transporte coletivo após duas semanas de retorno
Acompanhamento da operação em tempo real e frota extra são diferenciais na circulação dos ônibus na Capital.

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Florianópolis segue sem lotação no transporte coletivo após duas semanas de retorno

Após 13 dias do retorno do Transporte Coletivo na Capital, a avaliação da Prefeitura de Florianópolis é positiva. Ao contrário de grandes cidades brasileiras, que tem registrado casos de superlotação dos ônibus em meio à pandemia do Coronavírus, o controle da operação em Florianópolis tem sido intenso para identificar e garantir que os ônibus circulem de acordo com a lotação máxima permitida, que é de 40%, além do cumprimento das demais medidas definidas pelo protocolo sanitário. 

Para isso, Florianópolis conta com a tecnologia. Através de 4 câmeras em cada um dos 320 ônibus da frota fixa, além da frota extra, fiscais da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano e do Consórcio Fênix, acompanham em tempo real, a situação no exterior e interior dos veículos no Centro de Controle e Operações, o CCO. Todos os ônibus também estão equipados com GPS e dispositivos que permitem a comunicação instantânea entre os motoristas e o CCO. 

Além da distribuição de horários para as aberturas de estabelecimentos, um levantamento feito nos primeiros dias em relação aos horários de maior demanda de usuários vem permitindo uma disponibilização mais ágil da frota extra, evitando desta forma, formação de filas e aglomerações nos terminais. “É uma medida que podemos discutir também para quando terminar a pandemia, visando combater o problema de mobilidade da cidade”, disse o prefeito Gean Loureiro.

Além da distribuição das aberturas do setor econômico, um levantamento feito nos primeiros dias em relação aos horários de maior demanda de usuários vem permitindo uma disponibilização mais ágil da frota extra, evitando desta forma, formação de filas e aglomerações nos terminais.

“A integração e a força tarefa montada para coordenar a operação do retorno do transporte coletivo, tem sido eficiente. Os poucos episódios de descumprimento do decreto municipal de combate ao Coronavírus no transporte coletivo foram incidentes isolados e resolvidos rapidamente sem prejuízos para todo o serviço. A população tem cumprido as regras estabelecidas. A avaliação que fazemos desses primeiros dias é, sem dúvida, muito positiva”, completa o Secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann.