17/07/2020 - Saúde
COVID-19|Sistema de check in ultrapassa um milhão de registros
Com um banco de dados cada vez mais robusto, a capacidade de rastreabilidade também é ampliada.

foto/divulgação: Créditos: Cristiano Andujar/PMF

Sistema de check in usado para rastrear contágio da Covid-19 ultrapassa um milhão de registros

A Smart Tracking, plataforma utilizada pela Prefeitura de Florianópolis para rastrear casos de contaminação da Covid-19 no transporte coletivo, comércio e outros estabelecimentos, alcançou nesta semana, o total de 1.023.441 milhão de check ins feitos pelos usuários. Atualmente, o sistema conta com 5.128 mil estabelecimentos cadastrados e 72.599 mil usuários únicos. Desse total, o Transporte Coletivo acumula maior parte dos registros: foram 405.124 mil check ins. O setor foi o primeiro serviço municipal a utilizar a plataforma desde o dia 1 do retorno, dia 17 de junho. 


“Nessa luta contra a pandemia de uma doença ainda pouco conhecida, toda ferramenta que possibilite um certo controle e rastreabilidade, é importante. Também cabe um destaque a todas as pessoas que vem realizando os check ins e colaborando portanto, com esse banco de dados de rastreabilidade de possíveis contágios pela Covid-19”, comenta o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

 

Conforme o número de check ins crescem no banco de dados, aumentam também, a capacidade de rastreabilidade. “Com o banco de dados aumentando, as chances de rastreamento em massa aumenta, já que os identificados positivos, que tenham feito o check in, a partir de agora, que estejam no banco de dados, terão todo o trajeto durante os 15 dias anteriores aos sintomas, podendo desta forma alertar milhares de pessoas e dezenas de locais ao mesmo tempo. Por isso é importante que o check in seja feito sempre”, Jucelha Carvalho, CEO da startup.

 

Em relação ao restante, 89.021 mil check ins foram feitos em restaurantes; 187.542 em academia; 13.250 em Clínicas/hospitais; 12.014 em Hotéis; 193 em Igrejas; 79.985 em Lojas; 42.100 em Supermercados; e 194.215 check ins em estabelecimentos que se registraram na categoria “Outros”. 

 

O check in pelo usuário é opcional mas é recomendado pela administração municipal, que, orienta os usuários a realizarem o registro na plataforma toda vez que entrarem em um local que tenha o cartaz com o QR Code. A plataforma foi desenvolvida pela Smart Tour, startup brasileira sediada em Florianópolis e todos os procedimentos estão de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados. “É importante frisar que o uso do Smart Tracking (QR Code) não invade a privacidade do usuário e nem expõe seus dados ou dos estabelecimentos participantes. Todas as informações são criptografadas e mantidas em completo anonimato durante todo o processo, chegando, sob forma de IDs (números) até as autoridades de saúde, tornando praticamente impossível identificar quem é o usuário”, acrescenta Jucelha.

 

Como os estabelecimentos podem aderir à plataforma

 

A adesão das empresas ao sistema de check in é obrigatório e foi determinada via decreto municipal, como requisito para o retorno à atividade econômica de shoppings, academias e galerias comerciais. Aos clientes, o check in por QR Code é opcional mas é recomendada pela administração municipal, já que ajuda a rastrear contaminações e pessoas que possam ter tido contato com casos positivos para doença.

 

Para utilizar o check in, as empresas devem gerar um QR Code na plataforma online. Não são aceitos dados obtidos por outros QR Codes ligados à outros sistemas, que não seja o da Smart Tour, a empresa que gerencia o sistema em parceria com a Prefeitura de Florianópolis. Os estabelecimentos também devem orientar os clientes quanto à necessidade de realização do check in.

 

Para gerar o QR Code de Rastreamento de Contatos Smart Tracking para o estabelecimento comercial, basta acessar o link https://smarttourbrasil.com.br/smart-tracking-qrcode e preencher o cadastro com os dados solicitados. Em seguida, já é possível fazer o download do QR Code gerado. A imagem deve ser impressa colorida. Após isso, o cartaz deve ser fixado na entrada do estabelecimento.

 

Como realizar o check in

 

A administração municipal orienta que a população faça o check in em todas as vezes que entrar no ônibus, em uma loja, academia, ou qualquer outro local que tenha o QR Code. Um breve cadastro é necessário apenas na primeira vez que o registro for feito. Caso prefira, o usuário pode realizar esse cadastro antes mesmo de efetuar um check in. Basta acessar o site www.covidometrofloripa.com.br e clicar na aba “RASTREAMENTO QR CODE”. Feito isso, basta apontar a câmera no QR Code sempre que o usuário entrar em qualquer local.