23/09/2022 - Turismo
Conselho Municipal de Inovação aprova a implantação do Living Lab 5G

foto/divulgação: Matheus Vargas/PMF

Implantação do Living Lab 5G em Florianópolis

 

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, aprovou junto ao Conselho Municipal de Inovação a implementação do Living Lab 5G na Capital. O programa, que já teve sua primeira versão em 2019, é um laboratório vivo que utilizará o ambiente real para testar e validar inovações tecnológicas e modelos de negócios agora na nova rede 5G. O projeto ainda conta com a metodologia e execução por parte da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
“O Living Lab será o 5G na prática, uma forma de ampliar o alcance que a nova era da internet está trazendo para fazer diferença na vida das pessoas”, acredita o prefeito Topázio Neto.
Além de viabilizar o acesso gratuito ao 5G para pessoas que vivem em regiões de vulnerabilidade na Capital, o Living Lab 5G Florianópolis lançará também uma chamada pública de soluções a serem testadas e que atendam aos desafios da cidade, como por exemplo a segurança. Tendo em vista que a maioria dos moradores dessas localidades não possuem aparelhos telefônicos compatíveis com a conectividade 5G, o programa prevê fornecer rede wi-fi gratuita.
A UFSC e a Prefeitura de Florianópolis serão responsáveis, por meio de um edital de chamamento público, pela definição de critérios de seleção das empresas especialistas no assunto. A universidade será a encarregada da metodologia, execução e definição da banca avaliadora (multidisciplinar) dos projetos que farão parte do Living Lab. Parceiros e profissionais que compõem o Grupo de Trabalho 5G da Acate e do ecossistema de inovação da cidade também estão envolvidos no projeto.
 
O projeto terá duração de aproximadamente 9 meses e está previsto para começar na segunda quinzena de outubro. Ao final da iniciativa, as soluções implantadas e testadas serão avaliadas e, se aprovadas, receberão um certificado de homologação valorizando a eficiência de sua proposta. 
“Esta é mais uma iniciativa que mostra como Florianópolis está preocupada com seu futuro. A partir do Living Lab 5G, esperamos ter mais embasamento para outros experimentos vislumbrando uma Floripa mais tecnológica, segura e desenvolvida”, destaca o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação de Florianópolis, Marcos Lichtblau.