Polo UAB Florianópolis

11/12/2018 - Educação
Uso das tecnologias no ensino da sociologia é tema de TCC
Curso de especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino foi oferecido pelo Polo UAB Florianópolis

foto/divulgação: Arquivo Pessoal

Marcos Aurélio Soares

Os acadêmicos da Especialização a Distância em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino, oferecida pelo Polo da Universidade Aberta do Brasil de Florianópolis (UAB), em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), concluíram a última etapa do curso com as apresentações de artigos de TCC. As dez pesquisas foram socializadas com a comunidade educativa em formato de oficinas e relatos de experiências. O evento ocorreu no mês de novembro nas dependências do Polo UAB.

 

Graduado em Ciências Sociais, Marcos Aurélio Soares é professor de sociologia. Ele produziu o trabalho “Entre blogs e aplicativos, inserções das TICs na aprendizagem das aulas de sociologia”.

 

A produção científica no campo da educação tem se empenhado em explicar a inserção das tecnologias com fins pedagógicos, por meio de estudos sistematizados. Consolida seu uso na aprendizagem à emergência de novas didáticas, contemplando as interações impactadas pelas TICs. Desse modo, organiza e reordena a concepção de conhecimento.

 

Diante deste cenário, é necessário compreender como ocorre a aprendizagem com a inserção das TICs nas aulas de sociologia. A aplicação dos projetos de produção de blogs (plataformas Blogger) e aplicativos de comunicação móvel (Plataforma AppInventor) buscou explicar o fenômeno social, tecnologias digitais na aprendizagem escolar.

 

“Os resultados demonstram grande eficiência das tecnologias digitais aliadas ao planejamento e orientação, amplificam e facilitam a aprendizagem”, conclui Marcos Aurélio.