Polo UAB Florianópolis

11/12/2018 - Educação
Temática da tecnologia na educação infantil é debatida em TCC
Curso de especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino foi oferecido pelo Polo UAB Florianópolis

foto/divulgação: Arquivo Pessoal

Lizyane Francisca Silva dos Santos

Os acadêmicos da Especialização a Distância em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino, oferecida pelo Polo da Universidade Aberta do Brasil de Florianópolis (UAB), em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), concluíram a última etapa do curso com as apresentações de artigos de TCC. Dez pesquisas foram socializadas com a comunidade educativa em formato de oficinas e relatos de experiências. O evento ocorreu no mês de novembro nas dependências do Polo UAB.

 

Lizyane Francisca Silva dos Santos é graduada em Pedagogia, especialista em Gestão e Metodologia do Ensino em Educação Infantil e especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação e técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSC, na Linha de Educação e Comunicação. Lizyane é professora efetiva na Prefeitura Municipal de Florianópolis.

 

Lizyane trouxe a temática do uso das tecnologias na educação infantil. No trabalho é discutida a contribuição das tecnologias da informação e comunicação (TIC) como recurso pedagógico na difusão e preservação da cultura popular brasileira.

 

“Na modernidade o uso das TICs está presente no cotidiano das instituições educativas brasileiras, tornando-se recursos pedagógicos recorrentes nas propostas educacionais”, explica Lizyane.

 

A professora conta que em uma perspectiva crítica, elas ganham seu espaço como recursos interativos, atraentes e motivadores no processo de ensino-aprendizagem, porém seu uso equivocado nas escolas pode descaracterizar determinados “conteúdos”, como a cultura popular brasileira.

 

Desta forma, a pesquisa procurou conhecer professores e crianças e em conjunto usar as TICs em práticas pedagógicas na Educação Infantil, buscando ampliar os repertórios culturais infantis.

 

“É necessário que os professores estejam capacitados para trabalharem com as TICs, promovendo propostas intencionais, levando as crianças a aprenderem os conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade”, acrescenta Lizyane.