Polo UAB Florianópolis
O Polo UAB, vinculado à Prefeitura de Florianópolis, considerou relevante dar continuidade em 2019 às ações formativas dos participantes do programa Rede de Saberes, do 2º ciclo. O intuito é socializar relatos de experiência docentes e de investigações acadêmicas, ampliando assim, as vivências de trocas de conhecimentos entre graduados, especialistas, mestres e doutores das instituições públicas de ensino superior conveniadas e público em geral.
No mês de março, o programa de formação contemplou unidades temáticas diversificadas e contou com a participação de 38 ministrantes de diversos segmentos tais como: profissionais da educação/SME, especialistas do Curso de Gestão em Saúde/UFSC, Informática em Saúde/UNIFESP, PROEJA/IF-SC e Formação Pedagógica/IF-SC, além de convidados especiais da comunidade em geral. A carga horária de curso totalizou 33 horas.
Confira abaixo a lista de ministrantes e o título dos trabalhos apresentados:
11/03/2019
Ana Lúcia Machado. “A cidade e suas possibilidades enunciativas: polifonia e empoderamento.”
Ingrid Knochenhauer de Souza. “Influência do forro e elementos de absorção em projeto arquitetônico de salas de aula para os parâmetros de TR, STI e D50 através de simulação computacional.”
Diane Schlieck. “Aprendizagem escolar e tecnologias digitais: controvérsias reveladas por alunos/as do Ensino Fundamental.”
Lisandra Invernizzi. “Ser “daqui” ou “de fora”: hierarquias, descontinuidades e trânsitos no futebol não profissional de Florianópolis.”
12/03/2019
Ana Falcão. “Recicla planeta – Olhar do Projeto do Integral da Escola Básica Municipal Anísio Teixeira.”
Camila Sá Pericolo. “Práticas inclusivas e parceira entre o AEE e o ensino comum: diálogos e experiências docentes na Escola Municipal Prof.ª Dilma Lúcia dos Santos”.
Gislene Natera. “A música nos anos iniciais da RME de Florianópolis: perspectivas de parcerias?”
Elaine Cristina Pamplona Seiffert. “Quebrando barreiras: experiências educacionais inclusivas compartilhadas.”
Carla Peres Souza. “Feira escolar de matemática na EBIAS: contribuições ao protagonismo estudantil”.
Daniela Cristina Silva. “Organização dos espaços: uma jornada para aprendizagem e autonomia das crianças?”
13/03/2019
Graziela Pereira da Conceição e Lizyane Francisca Silva dos Santos. “O projeto de trabalho coletivo das professoras auxiliares de Educação Infantil: as interações em destaque.”
Lílian Claudete Oda Ferreira. “De Naufragados à Ilha do Campeche: conhecendo a ilha ao som do Daza.”
Jaqueline Maria Coelho Maciel. “Caçadores de monstros: lutando contra as diferenças.”
Cristiane Guimarães, Nildes Lage, Solange Rocha e Tatiana Dias. “Contos e encantos da Ilha do Campeche.”
Jeanice Back Andrade. “Trilhando na Ilha da Magia: do homem do Sambaqui à etnomatemática.”
14/03/2019
Sandra Regina Pires e Fabienne Neide Cunha. “Oficina de Bonecos/as Negros/as: tecendo diálogos sobre pertencimento étnico-racial na infância.
15/03/2019
Julisse Savi. “Desenvolvimento de um sistema solar no Laboratório de Ciências.”
Léo Jorge Peixoto e Fabiana Cristina Acordi Nunes. “Juntos é bem melhor.”
Marrara Laurentino Gomes. “O ciclo da água”.
Jaqueline de Souza Matta Adão. “Uma Aventura na África”.
Cíntia Cardoso. “Branquitude na Educação Infantil: Um Estudo sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais em uma Unidade Educativa do Município de Florianópolis. 2018.”
19/03/2019
João Mateus Espíndola da Silveira Batista. “Mindfulness nas relações.”
20/03/2019
Daniel Francisco Ribeiro. “Análise da utilização de Registros de Saúde Pessoal via aplicativos pelos pacientes de serviços de saúde: Uma revisão sistemática.”
Jaqueline Fernanda Weber. “Picada da Aranha Marrom, prevenção e tratamento – Projeto Loxosceles”
Tatiane Moraes Garcez. “Saúde vocal”.
Ricardo Coelho Bosco. “Perfil dos usuários atendidos no setor fisioterapia pelo SUS no município de Garopaba”.
21/03/2019
Graziela München Stein. “Grupo de Educadores Google – GEG” - Google, Google acadêmico, Google Drive, Google Now, Armazenamento de arquivos na nuvem.
22/03/2019
Fernanda Araújo de Jesus Rios. “Proposta de uma metodologia interdisciplinar para a EJA”.
Djerly Simonetti. “As cartas de certificação da EJA para a RME.”
Regina Fenagoli Camargo Xavier. “A juvenilização na EJA da Escola Silveira de Souza da rede pública.”
25/03/2019
Emilly Fidélix da Silva. “Grupo de Educadores Google – GEG “ – Infográficos: a arte dos pontos fortes.
27/03/2019
Rosângela Kittel. “Facebook: as ações que jovens com deficiência intelectual realizam na rede social digital à luz dos princípios da autoadvocacia.’’