Vigilância Sanitária

25/05/2020 - Saúde
4 multas por aglomeração de pessoas neste fim de semana

foto/divulgação: Divulgação PMF

As fotos são de fiscalizações e não necessariamente são de locais autuados

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Vigilância Sanitária e Guarda Municipal, realizou desde quinta-feira (21), até este domingo (24), 51 fiscalizações de denúncias feitas por locais com aglomerações de pessoas na Capital. Quatro destes foram multados em valores que variam de R$ 800,00 até R$ 2.500,00. 

As multas foram aplicadas em um hotel no bairro Campeche, que estava realizando uma live com diversas pessoas, e em um restaurante na Barra da Lagoa, que estava utilizando Narguilé, o que faz com que o utensílio seja compartilhado. Outros dois restaurantes também foram multados no Centro e no Pântano do Sul. Agora, os estabelecimentos poderão ter o valor da multa dobrada, caso volte a ocorrer denúncias, e até mesmo serem fechados. 

As ações foram intensificadas neste fim de semana por conta do Mega Feriado em São Paulo, podendo trazer turistas para Florianópolis, possivelmente aumentando a circulação do novo coronavírus.

A aglomeração de pessoas em quaisquer ambientes, sejam eles públicos ou privados, é estritamente proibida. A população que encontrar estas situações pode entrar em contato com a Guarda Municipal pelo número 153 ou Polícia Militar pelo 190. Após a denúncia, o atendimento pode ser realizado pelas forças de segurança pública, pela Vigilância Sanitária, ou de forma conjunta pelos órgãos, a depender da situação apontada. 

Realizar comemorações com pessoas que moram na mesma casa não é proibido pelos decretos estadual e municipal. A multa é aplicada para quem convida outras pessoas a participar das comemorações.