Vigilância Sanitária

24/01/2023 - Meio Ambiente
Pacto por Floripa: Blitz Sanear lacra saneamento irregular em imóveis
Foram constatados lançamentos de esgoto a céu aberto nas regiões do Centro e Sul da Ilha

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Blitz Sanear realizou um dos lacres em um imóvel no Monte Verde

A Prefeitura de Florianópolis, através das operações da Blitz Sanear, realizou quatro autuações e três lacres em imóveis que apresentaram irregularidades de saneamento durante a semana passada. As operações de fiscalização, integrantes do Pacto por Floripa, conjunto de ações em diferentes âmbitos com foco na transformação e melhoria do saneamento na Capital, foram realizadas em 12 imóveis dos bairros: Monte Verde, Ribeirão da Ilha, Jurerê, Coqueiros, Itaguaçu e Jardim Atlântico. 
As equipes do Blitz Sanear realizaram um dos lacres em um imóvel no Monte Verde, que havia sido denunciado por lançamento de esgoto na rede pluvial. Foi realizado teste de corante na caixa de passagem próxima a rua, pia de cozinha e caixa de gordura. Foi constatado lançamento irregular de efluentes e efetuado o lacre. Outros dois lacres foram efetuados no Ribeirão da Ilha, onde dois imóveis apresentavam lançamento irregular de esgoto em uma vala.
Além dos lacres, também foram emitidos autos de infração ambiental e de intimação pela Vigilância Sanitária do Município. “Em todos os lacres os proprietários terão que realizar as adequações imediatamente. Voltaremos aos locais para verificar a realização dos ajustes e continuaremos com as ações de fiscalização intensa por toda a Ilha. É importante que todos façam a sua parte, e que a população contribua no combate às ligações irregulares: se regularizando e denunciando o lançamento irregular de esgoto”, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Fábio Braga.