Vigilância Sanitária

26/06/2020 - Saúde
COVID-19: Surto em Instituição de Longa Permanência

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Teste ILPI

Há uma semana a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Vigilância Epidemiológica e Sanitária, está investigando um surto de COVID-19 em uma Instituição de Longa Permanência (ILPI) de Florianópolis. No último dia 20, uma idosa que morava no local faleceu pelo novo coronavírus. 

Todos os funcionários foram afastados previamente, todos os idosos foram colocados em isolamento e as investigações epidemiológicas foram intensificadas no espaço. Nesta sexta-feira as equipes da Vigilância Epidemiológica e Sanitária estiveram no local para realizar testes para a doença. Ao todo foram identificados mais nove casos positivos para a doença entre 4 idosos e 5 funcionários, e mais 1 óbito, totalizando 10 casos. 

O espaço vai realizar, nesta sexta-feira, uma nova desinfecção terminal e substituir todos os funcionários da ILPI, com seguimento rigoroso das normas de biossegurança. A Vigilância Sanitária também abrirá processo administrativo para apurar possíveis infrações sanitárias cometidas pela Instituição. 

Todas as Instituições de Longa Permanência têm a obrigação de identificar e avisar a Vigilância Epidemiológica municipal sobre quaisquer casos suspeitos para o novo coronavírus.

Nas últimas duas semanas, a Vigilância Sanitária intensificou as inspeções em todas as Instituições de Longa Permanência para pessoas idosas do município. A intensificação tem o objetivo de avaliar o plano de prevenção, enfrentamento e controle de infecção ao novo coronavírus implementado por esses estabelecimentos. Além da avaliação é verificado a qualidade, oferta e o uso dos equipamentos de proteção individual e os protocolos estabelecidos para o isolamento de idosos com suspeita ou confirmação de Covid-19.