Vigilância Sanitária

30/04/2020 - Saúde
Vigilância Sanitária de Florianópolis fiscalizou 262 estabelecimentos em uma semana

foto/divulgação: Leonardo Sousa

COVID/temperatura

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Florianópolis fiscalizou, de segunda-feira (27) até esta quinta-feira (30), 262 estabelecimentos na cidade. As ações são de grande importância para o município para tentar barrar a disseminação do novo coronavírus. 

Foram vistoriados nas ações, além de outros estabelecimentos, 19 hotéis de grande porte, 36 supermercados, e três shoppings de Florianópolis para verificação a adequação do uso de termômetros. Nas ações, a equipe efetuou 21 autuações (intimações), deu 5 multas e realizou 2 interdições. 

Além da verificação do uso correto de termômetros, a Vigilância fiscaliza a entrada de pessoas com máscaras de pano em estabelecimentos e disposição de álcool gel, por exemplo. A população que desejar denunciar qualquer estabelecimento que esteja irregular deve denunciar pelo número 153 da Guarda Municipal, ou pelo link: https://vigilanciasanitaria.pmf.sc.gov.br/vigilancia;jsessionid=JMTbCSMbACMuSgHxjLVive9rLq6_8rln3ZJ9ECgw.8d1b0e7287e7?0. Desde o início da pandemia, a fiscalização sanitária já visitou mais de 1600 estabelecimentos, com 481 autuações. 

Como consequência destas ações, Florianópolis é a cidade com a menor letalidade entre as capitais brasileiras: 1,2%. Em Santa Catarina, a taxa sobe para 2,2% e no Brasil, a letalidade chega a 7% do total de casos confirmados. No Sul do Brasil, Curitiba tem uma letalidade de 3,91% e Porto Alegre 3,13%.