notícias e eventos
Ação “Tire um peso da consciência: dê o destino certo aos resíduos”
02/06/2015 a 02/06/2015
Horário: 07:00 às 19:00


foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Banners ação Tire um peso da consciência: dê destino adequado aos resíduos sólidos\

 

Para discutir a necessidade de dar fim aos pontos de descarte irregular de lixo em Florianópolis, a Comcap vai expor no monumento do Miramar, Praça Fernando Machado, no Centro, os resíduos volumosos recolhidos das ruas de Florianópolis de segunda para terça-feira. 
No local, serão afixados, banners que mostram alguns pontos críticos e explicam a ação "Tire um peso da consciência: dê o destino certo aos resíduos" durante a Semana de Meio Ambiente 2015.

Meta da Comcap é zerar os mais de 160 pontos de descarte irregular na Capital

Hoje há 162 locais em Florianópolis que exigem ação constante de limpeza e remoção de resíduos pela Comcap. Esses pontos contribuem para a degradação ambiental da cidade, para a proliferação de vetores de doenças e para diminuição da qualidade de vida.

 

Além de móveis, eletrodomésticos, restos de poda e madeira, são depositados indevidamente restos de construção e entulho de obras. A Comcap gasta em torno de R$ 130 mil por mês para cuidar desses pontos de descarte irregular.

 

Na média mensal, a Comcap retira em torno de 2 mil toneladas de resíduos volumosos, somando a coleta pesada nos domicílios, o que é entregue nos PEVs e o que é, de forma incorreta, largado nas ruas da Capital.

 

Para enfrentar o problema de disposição irregular, além de fazer a coleta pesada em 75 bairros entre abril e novembro, a Comcap está implantando uma rede de PEVs, composta por 10 pontos, de forma a facilitar o descarte correto dos resíduos nas diversas regiões.  A meta é zerar esses pontos de lixo.

 

Já há quatro PEVs em operação _ Itacorubi, Capoeiras, Monte Cristo e Morro das Pedras. O quinto será implantado em Canasvieiras, no Norte da Ilha. “Completaremos assim, 50% da rede de PEVs da Comcap com ganhos em saneamento ambiental, em paisagem urbana e em saúde pública”, aponta o presidente da Comcap, Marius Bagnati.

 

 

  • A Comcap recolhe em torno de 50 metros cúbicos de materiais pesados por dia das ruas de Florianópolis. São cerca de 75 toneladas ou 10 caminhões caçamba  por dia.
  • Para dar conta de manter limpos os mais de 160 pontos de descarte irregular que há na cidade, ocupa cerca de 30 pessoas e gasta em torno de R$ 130 mil por mês.
  • Seria bem mais barato e muito mais bonito se esse material fosse devolvido à cadeia da logística reversa, levado até os pontos de entrega voluntária (PEVs) ou destinado corretamente à coleta de lixo pesado da Comcap.

 

 

Se cada um fizer a sua parte, todos cuidam da cidade. 


galeria de imagens