13/09/2013 - SMSP - Trânsito
GMF prevê blitz educativa na Semana de Trânsito
Lei Seca é o mote da programação do evento

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Veículos acidentados serão expostos em três locais

Uma série de atividades será desenvolvida na Semana de Trânsito, formatadas pela Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, através da Guarda Municipal de Florianópolis. Marcada para ocorrer entre os dias 16 a 25 de setembro com exposição de carros batidos, teatro e blitze em vários pontos da cidade.

Veículos em perda total, por causa de embriaguez ao volante, estarão expostos em três pontos de Florianópolis. A intenção é a reflexão e a mudança de comportamento. Mesmo com o endurecimento do ponto de vista criminal da Lei Seca no final de 2012, o número de mortes ainda é elevado. De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito, apenas em 2012 cerca de 42 mil pessoas perderam a vida em acidentes no país, sendo duas mil em Santa Catarina.

"O objetivo da exposição de veículos batidos é a conscientização dos motoristas sobre as consequências do consumo de álcool por motoristas, uma forma educativa de chamar a atenção para esse grave problema que enfrentamos", define o gerente de Trânsito da Guarda Municipal, Valcir Brasil.

Os veículos estarão expostos no Parque de Coqueiros, na avenida Beira-mar Norte e no bairro Trindade.

A partir do tema escolhido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que trata da questão do uso de álcool e outras drogas e por motoristas, a Guarda Municipal fez os preparativos do evento com o slogan ’’Trânsito seguro, responsabilidade de todos”.

Alunos do 1º ao 5º ano das 37 escolas municipais participam do Concurso Desenho e Redação, cuja premiação ocorre durante a Semana de Trânsito. O objetivo da campanha é alertar para o crescimento vertiginoso do número de mortes em acidentes automobilísticos no país.

As crianças ganham atenção especial, pois serão futuros atores no trânsito, seja como pedestre, motorista ou ciclista. O grupo teatral Calota e Gasolina fará apresentações em dias determinados. O entretenimento tem participação ativa do público. De forma interativa, os espectadores refletem sobre os equívocos cometidos no trânsito do dia a dia.

Cronograma

• 16 e 17 - Blitz Educativa das 9 às 17 horas com distribuição de material informativo. Setor de Educação da Guarda Municipal de Florianópolis.
  • 18 - Cerimônia de Premiação do Concurso de Desenho e Redação da GMF ás 15 horas  no Auditório da Base da Guarda Municipal ( Portal Turístico) com participação do Teatro Calota e Gasolina.
  • 19 e 20 - No Centro da capital. Rua Deodoro esquina com a (rua) Felipe Schmidt. No horário compreendido entre 9 e 17 horas haverá muitas atrações . Apresentação do Teatro Calota e Gasolina, períodos matutino e vespertino.
  • 21 - Blitz da Lei Seca. Educativa. Teatro e participação da Polícia Militar(PM),Polícia Militar Rodoviária (PMRV),Polícia Rodoviária Federal (PRF),Detran, Serviço Nacional do Transporte ( Sest/ Senat).
  • 22 - Teatro , apresentação e distribuição de informativo no Trapiche da Beira Mar Norte.
  • 23 e 24 - Blitz Educativa com distribuição de informativos.
  • 25 - Blitz Educativa com distribuição de informativo.

arquivos para download