16/09/2013 - SMPI - Trânsito
Comissão acerta detalhes da Semana de Trânsito
Entidades discutem ações e ajustam o cronograma final para o evento

foto/divulgação: Reprodução

Semana Nacional de Trânsito começa nesta quarta-feira!

A Diretoria de Operações de Trânsito do IPUF reuniu-se na última sexta-feira com as entidades responsáveis pela Semana Nacional de Trânsito para definir ações que acontecerão em Florianópolis entre os dias 18 e 25 de setembro.

Sob o título “Álcool, outras drogas e segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”, a comissão decidiu o cronograma final, com atividades programadas para conscientizar a população e com vistas a um trânsito mais seguro, como, por exemplo, curso grátis de pilotagem defensiva para motociclistas(*), palestras, desafio intermodal, vivências, blitze educativas, entre outras.

Para a execução deste projeto, foi instituída em 2012 a Comissão Intersetorial para a Redução da Morbimortalidade de Florianópolis, mobilizando setores governamentais, empresariais, educacionais, técnicos e acadêmicos, visando ações mais efetivas, que repercutam na mudança de comportamento e hábitos por parte da população, na redução das lesões e mortes provocadas pelo trânsito, na redução de acidentalidade e na promoção da saúde e cultura de paz no trânsito.

Participam do projeto as seguintes instituições: IPUF/DIOPE, Guarda Municipal, SES/DIVE, PRF, PMRv, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, Secretaria de Educação, Secretaria de Transportes e Mobilidade e Terminais, Secretaria do Continente, SAMU, Detran, ICETRAN, Secretaria de Cultura, MOBFloripa, Polícia Civil, Trânsito Bacana com Você, SEST-SENAT, Floripa Acessível, Câmara de Vereadores, VIACiclo, AmoFloripa, UDESC, ALESC, UFSC, Manos do Asfalto, CDL, SBOT/SC.

(*) Os interessados no curso de pilotagem defensiva para motociclistas (do SEST-SENAT), deverão realizar as inscrições no site cursopilotagemdefensiva.com.br.

Confira no caderno da Semana Nacional de Trânsito 2013 (para download) os objetivos e o cronograma do projeto.