28/01/2014 - SMCTDES - Comunicação
Comitiva de Mar del Plata em missão tecnológica
Argentinos conhecem a SMCTDES para troca de conhecimentos na área da inovação

foto/divulgação: Imprensa SMCTDES

Equipe da SMCTDES na reunião com a comitiva de Mar del Plata

Uma comitiva formada por empresários de Mar del Plata está em Florianópolis desde a última segunda (27) cumprindo agenda de visitas com intuito de troca de informações do setor da tecnologia e inovação.

Na manhã de segunda, os visitantes foram recebidos pelo titular da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SMCTDES), Ronaldo Brito Freire, e pelo secretário adjunto Jefferson Fonseca, no espaço Floripa Interativa, no Sapiens Park. Em seguida, a equipe da SMCTDES apresentou para os visitantes o plano de trabalho da Secretaria, seus programas e projetos como o "Floripa Inteligente", "Rota da Inovação" e demais ações que procuram incentivar o empreendedorismo no setor tecnológico no município, responsável pela mudança do perfil econômico e cultural da capital catarinense.

Na explanação feita aos visitantes, o secretário adjunto Jefferson Fonseca mostrou os números do crescimento do setor de tecnologia da informação (TI): "Um total de 600 empresas de tecnologia, três parques tecnológicos, seis incubadoras de empresas, universidades, complexos empresariais e os investimentos do governo do Estado no setor da inovação fizeram mudar o perfil de Florianópolis, que sempre foi vendida como Capital do Turismo, para Capital da Inovação. Hoje, o setor econômico com maior arrecadação de impostos da cidade é o da tecnologia, e está no topo da arrecadação da cidade desde 2006, sendo responsável hoje por mais de 45% do PIB." 

A comitiva, formada pelo Presidente da ATICMA (Asocición de Tecnologia de la Información Y la Comunicación de Mar del Plata), Alejandro Ortiz, pelo Presidente de Vialidad y Alumbrado, Santiago Bonifatti, e pelo secretário Renato Rossello, de La Administración Municipalidad de General Pueyrredon, também apresentou o projeto e um perfil do setor em Mar del Plata, de como as empresas argentinas estão organizadas na associação que representam.


Eles falaram também da relação do mercado e governo, no que diz respeito à isenção de impostos como incentivo para a criação de softwares e o desenvolvimento do setor. Incentivos esses que variam de 60% a 70% de redução, de acordo com a lei nacional de incentivo a criação de software.

Depois da reunião com a SMCTDES, a comitiva está cumprindo um roteiro de visitas às empresas, incubadoras e centros tecnológicos de Florianópolis, acompanhada do secretário adjunto da SMCTDES e pela diretora de Projetos da Secretaria Municipal da Fazenda, Santina Meurer.


galeria de imagens