21/02/2014 - SMTMU - Transportes
Vans escolares merecem atenção com a segurança
Lista mostra quais veículos estão regularizados na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana

foto/divulgação: Aline Andrade

Veículos passam por vistorias regulares

Com o início do ano letivo, os pais preocupam-se com o meio de transporte que os filhos utilizam para se deslocar de casa até a escola. Quem utiliza as vans escolares deve prestar atenção em alguns itens, para garantir a segurança dos alunos. É importante que o serviço seja cadastrado na Prefeitura, pois estes veículos passam por vistorias regulares, garantindo a qualidade.  

 

O transporte escolar é regulamentado pelo Decreto nº 1.319/2002, que define, entre outras coisas, que seja realizado por vans ou micro-ônibus e tenha pintura externa na cor branca e o dístico “Escolar” nas laterais do veículo. Além disso, deve conter selo de vistoria, licença de tráfego e inscrição na parte direita e na traseira do veículo, com o número de registro da SMMU. Cada veículo, além do motorista, deve ter um monitor. Os dois profissionais devem possuir curso de qualificação.

 

O embarque e desembarque dos escolares devem ser feitos com segurança e, dependendo da idade, cabe ao monitor pegar a criança no portão de casa e conduzi-la até a van, além de acompanhá-la até as dependências da escola. No retorno para casa, o procedimento deve se repetir.

 

Para saber quais vans estão credenciadas no município, clique aqui.