04/04/2014 - SC - Comunicação
Assembleias microrregionais do Orçamento no Bairro entram na reta final
Encontros comunitários para definição de obras terminam na semana que vem

As assembleias microrregionais para definição de obras prioritárias para o projeto Orçamento no Bairro de Florianópolis entram na reta final. Na semana que vem, serão realizados os últimos cinco dos 30 encontros comunitários programados com este objetivo. Desde o dia 10 de março, quando se deu início às assembleias, ocorreram 24 encontros.

Na próxima semana – a quinta e última de realização de assembleias microrregionais - estão programados mais cinco encontros entre representantes de comunidades da Ilha e do Continente e da Prefeitura de Florianópolis. Todas as assembleias têm início marcado para as 19h30.

Na segunda-feira (7), as comunidades do Santa Mônica, Parque São Jorge e Córrego Grande se reúnem para definir o que consideram mais prioritário de obra para o Orçamento no Bairro. A assembleia acontecerá na Escola de Educação João Alfredo Rohr, à rua João Pio Duarte Silva, 1.123, no Córrego Grande.

Na terça-feira (8), será a vez das comunidades da Vila Aparecida I e II, Arranha Céu, Nova Jerusalém, Maclarem e Morro da Caixa. A assembleia da microrregião do Morro da Caixa será no NAS Morro da Caixa da Fundação Casan (FUCAS), à avenida Ivo Silveira, 1.015, em Capoeiras.

Na quarta-feira (9), serão contempladas as comunidades da Costeira do Pirajubaé, Carianos, Ressacada, Valerim e Sertão da Costeira. A assembleia vai ocorrer na Associação de Moradores da Costeira do Pirajubaé (AMOCOP), à avenida Governador Jorge Lacerda, 1.374, na Costeira do Pirajubaé. 

Na quinta-feira (10), vão discutir o assunto as comunidades do Rio Tavares, Pedrita, Lagoa Pequena, Morro do Lampião e Campeche Norte. A assembleia será realizada no Conselho Comunitário da Fazenda do Rio Tavares, à SC-405, 480, na Fazenda do Rio Tavares.

Na sexta-feira (11), será dada oportunidade às comunidades do João Paulo e Itacorubi definirem a obra prioritária para o Orçamento no Bairro. A assembleia acontecerá na Escola Básica Municipal José do Vale Pereira, à rodovia João Paulo, 1.268, no João Paulo.

Primeira semana

As primeiras cinco obras a integrarem o Orçamento no Bairro disseram respeito à reforma e ampliação da Escola Desdobrada Jurerê; repavimentação asfáltica das ruas do Morro do Céu; construção de galerias, trocas de tubos e construção de canaletas na Rua Waldemiro José Carlson e na Rua das Flores, entre outros pontos de Canasvieiras, área de lazer e campinho, no Morro do Horácio, e criação parcial da ciclovia sul, na Armação.

Estas obras foram escolhidas em assembleias microrregionais que contemplaram as comunidades de Ratones, Jurerê Tradicional, Jurerê Internacional, Praia do Forte, Daniela, Canto do Lamim, Vargem de Fora, Morro do Céu, Ângelo Laporta, Morro da Cruz com um todo, Morro do 25, Nova Palestina, Canasvieiras, Vargem Grande, Vargem Pequena, Santa Vitória, Morro do Horácio, Morro da Penitenciária, Sertão do Peri, Armação, Matadeiro, Pântano do Sul, Açores, Rio das Pacas e Saquinho.

Segunda semana

Já na segunda semana de assembleias microrregionais, foram selecionadas mais sete obras. Foram elas: academia ao ar livre na Rua Amaro Coelho e calçamento da Rua Ana Gonçalves de Souza na Barra da Lagoa; revitalização e criação de pontos de ônibus no Alto da Caieira; reforma e restauração da casa da Intendência Distrital do Ribeirão da Ilha; pavimentação da Rua Waldemiro Monguilhot; pavimentação da Servidão das Gérberas no Rio Vermelho; reforma e abertura de rua na Praça Dr. Gilberto G. Fonseca e colocação de tubos e bocas de lobo na Rua Almirante Alvim no Centro, e reforma e ampliação da Associação de Moradores do Sapé no Jardim Atlântico.

Tais obras vão representar no Orçamento no Bairro as comunidades da Barra da Lagoa, Fortaleza, Praia Mole, Serrinha I e II, Alto da Caieira, Vila Operária, Tapera, Campus, Morro do Peralta, Pedregal, Alto Ribeirão Leste, Alto Ribeirão Oeste, Ribeirão da Ilha, Costeira do Ribeirão, Caiacanga, Tapera do Ribeirão, Caeira da Barra do Sul, Naufragados, Mont Serrat, Nova Descoberta, Morro da Mariquinha, Tico-Tico, Santa Clara, Boiautex, São João do Rio Vermelho, Múquen, Moçambique, Centro, Coloninha e Jardim Atlântico.

Terceira semana
Na terceira semana de assembleias microrregionais, outras sete obras foram selecionadas: ampliação da Praça do Monte Cristo; revitalização e instalação de pontos de iluminação pública no José Mendes, Mocotó, Morro da Queimada e Jagatá; revitalização da Praça das Areias no Campeche; construção de Centro Comunitário na Trindade, prédio da CASAN e ampliação do segundo piso da Sede do Conselho Comunitário do Pantanal, e muro de contenção, tela e pintura na quadra de esportes na Rua Laurinda Januária da Silveira, na Lagoa da Conceição.

Elas foram selecionadas em assembleias microrregionais que beneficiaram as comunidades do Monte Cristo, Chico Mendes, Nossa Senhora da Glória, Novo Horizonte, Panorama, Promorar, Santa Terezinha I e II, Nova Esperança, José Mendes, Mocotó, Morro da Queimada, Jagatá, Campeche Sul, Campeche Central, Campeche Leste, Moenda, Autódromo, Morro das Pedras, Lavouras, Fazenda Cordeiro, Trindade, Agronômica, Coqueiros, Bom Abrigo, Itaguaçu, Abraão, Carvoeira, Pantanal, Boa Vista, Saco dos Limões, Lagoa da Conceição, Canto da Lagoa, Canto dos Araçás, Porto da Lagoa, Dunas da Lagoa, Retiro e Praia da Joaquina.

Quarta semana

Nesta semana, de segunda a quinta-feira, foram definidas mais três obras: desapropriação de terreno na comunidade do Sol Nascente para criação de uma área de lazer no Saco Grande; pavimentação da Servidão José Rodrigues da Silva na Vargem do Bom Jesus, e calçamento e revitalização da Servidão Cacupé, no bairro de mesmo nome.

Tais obras vão representar no Orçamento no Bairro as comunidades do Monte Verde, Saco Grande, da Cachoeira do Bom Jesus, Vargem do Bom Jesus, Ponta das Canas, Lagoinha, Praia Brava, Cacupé, Barra do Sambaqui, Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa e Recanto dos Açores. 

As obras foram orçadas em R$ 250 mil, cada.

Votação

Nas assembleias, a população elege diretamente - através de um sistema eleitoral para o qual se exige a apresentação do Título de Eleitor - que obra considera mais importante para ser executada. Ao todo, 996 obras foram inscritas no Orçamento no Bairro, no período de 15 de outubro a 30 de novembro do ano passado, incluindo as microrregionais, as regionais e as globais. Estas obras tiveram sua adequação e viabilidade financeira analisadas por uma câmara técnica, e estarão já orçadas quando forem submetidas à população, para votação. 

Cabe informar ainda que a execução do projeto está garantida por uma rubrica genérica no valor de R$ 21 milhões, no orçamento da cidade para o ano de 2014. E explicar que a cidade foi dividida em seis regiões (Norte, Centro, Maciço, Sul, Leste e Continente), e cada uma delas, subdividida em microrregiões, num total de 30, para efeito do Projeto Orçamento no Bairro.