16/04/2014 - SMS - Saúde
Começa campanha de vacinação contra a Influenza
O período se estende entre 22 de abril e 9 de maio

foto/divulgação: Divulgação

A vacina está disponível em todos os Centros de Saúde do município e em alguns locais de grande circulação de pessoas

A partir de 22 de abril, e até 9 de maio, acontece a campanha de vacinação contra a Influenza. Serão vacinadas pessoas acima de 60 anos, crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, indígenas, gestantes, puérperas, portadores de doenças crônicas, profissionais da saúde que atuem em serviços com atendimento direto de pacientes com síndrome gripal e presidiários.

O grupo foi determinado para diminuir o impacto da infecção pelo vírus da gripe, especialmente entre as pessoas mais sensíveis à infecção. “A vacina está disponível em todos os centros de saúde do município e em alguns locais de grande circulação de pessoas”, explicou Ana Cristina Vidor, gerente da Vigilância Epidemiológica de Florianópolis.

A campanha é feita anualmente desde 1999, com indicação de novos grupos prioritários a cada ano. A vacina protege contra dois tipos de Influenza tipo A e um tipo de Influenza tipo B. A Meta para 2014 é vacinar pelo menos 80% de cada grupo prioritário. Está prevista para este ano a aplicação de aproximadamente 120 mil doses da vacina.

A vacina está contraindicada a pessoas com alergia a ovo ou a doses anteriores da vacina. Cidadãos que possuem alguma das doenças para as quais a vacina é recomendada receberão a vacina mediante apresentação da receita médica. Os que tomam algum tipo de medicamento que interfira no sistema imunológico devem conversar com seu médico sobre a necessidade e benefício de receber a vacina.

A apresentação da receita médica é obrigatória a todos os pacientes que se vacinem fora do centro de saúde onde sejam cadastrados e acompanhados.