22/05/2014 - SC - Obras
PAC da Mobilidade terá obras definidas em junho
Projetos que receberão verbas federais serão conhecidos em breve

foto/divulgação: Arquivo/PMF

Projeto do anel viário para transporte público

O prefeito Cesar Souza Júnior e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, concederam entrevista em Brasília na manhã desta quinta-feira e anunciaram que no início de junho, possivelmente no dia 6, o Governo Federal já terá uma posição a respeito dos projetos apresentados pela Prefeitura de Florianópolis que terão sinal verde para receber o financiamento do PAC da Mobilidade Urbana.

“Existem algumas dúvidas que serão trabalhadas pelas equipes técnicas do Ministério e da Prefeitura para sabermos quais obras serão beneficiadas”, disse a ministra. Ela destacou, porém, que os projetos apresentados por Florianópolis estão “muito sintonizados com a orientação do Governo Federal de priorizar o transporte público”.

“Florianópolis nunca teve antes um acesso ao Governo Federal como agora e nunca teve projetos priorizando o transporte público”, assinalou o prefeito.

“Se não melhorarmos o transporte público, não teremos como melhorar nossa mobilidade“, ponderou.

Cesar Souza Júnior lembrou que será assinado nesta sexta-feira o contrato de implantação do anel viário para o transporte coletivo – que prevê inicialmente faixas exclusivas para ônibus ao redor do Maciço do Morro da Cruz – e do teleférico.

“Teremos faixas exclusivas por enquanto na volta ao morro, mas vamos estendê-las ao Norte e ao Sul da Ilha, além das linhas alimentadoras.”

Sobre o teleférico, que vai ligar o Centro à Trindade, passando pelo Maciço do Morro da Cruz, o prefeito informou contar com R$ 80 milhões para o projeto, que vai beneficiar, segundo ele, 30 mil moradores do Maciço, que contarão com a gratuidade no transporte.

“Além de colaborar com a mobilidade, será uma atração turística”, disse.