22/07/2014 - SMI - Obras
Rua substitui escadaria no Morro da Penitenciária
Com terraplenagem, pavimentação, drenagem e muros de contenção, obra está orçada em R$ 150 mil

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Nova rua vai facilitar o acesso ao morro

O prefeito Cesar Souza Junior e o secretário de Habitação, Rafael Hahne, assinaram na manhã desta terça-feira (22) ordem de serviço parcial para a continuidade das obras de abertura de uma via pública, com toda a infaestrutura, na comunidade do Morro da Penitenciária. A obra comporta terraplenagem, pavimentação, drenagem e 12 muros de contenção de risco. Os trabalhos estão orçados em aproximadamente R$ 150 mil.

Diante da movimentação das máquinas, moradores mostram satisfação com a abertura da rua, que vem substituir o único acesso ao morro até então existente: uma estreita e íngreme escadaria com de 138 degraus. Tudo que foi construído no alto da comunidade, como a igreja e as demais construções, teve de utilizar a escadaria para transportar os materiais das obras.

Zigomar Varela Chaves, morador na comunidade há 38 anos, foi presidente do time da comunidade, o Estrela de Ouro Futebol Clube. O clube tinha uma única maca e a mesma era utlizada, quando necessário, para transportar os doentes do bairro. "A gente descia com a maca nas costas, era muito difícil. Estávamos há mais de nove anos tentando viabilizar o projeto de abertura desta rua. Agora nossa vida será mais fácil", disse.

Erson José Batista Pereira, que mora na comunidade há cerca de 45 anos, também elogiou a benfeitoria: "Quando cheguei aqui, era tudo mato e chão batido. Hoje, o ônibus passa com frequência e agora temos esta melhoria, com a abertura desta via pública bem na frente da minha casa", disse.

O líder comunitário Clair de Jesus também lembrou da dificuldade que era locomover-se na comunidade pela escadaria. "O carro vinha só até o pé do morro e aí a gente tinha que subir  com as compras nas costas", contou.

Ao final da assinatura da ordem de serviço e após visitar a comunidade, o prefeito ressaltou aos presentes que há muitos anos a comunidade aguardava as melhorias que estão acontecendo no bairro.

"Parabenizo não só a Prefeitura, mas principalmente as lideranças comunitárias pelo empenho na conquista de tudo que está acontecendo no Morro da Penitenciária. A abertura desta via pública e as demais obras, assim como a construção dos muros de contenção de risco, trarão mais segurança e dignidade a todos dos moradores", afirmou.