23/07/2014 - SC - Comunicação
Campanha da Lei Seca vai a prédios da Prefeitura
Pessoal ganha panfleto e bafômetro na chegada ao trabalho na Prefeitura

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Chico Pereira distribui panfletos e bafômetros

Servidores e visitantes dos dois principais prédios da Prefeitura de Florianópolis foram surpreendidos na chegada ao trabalho, nesta terça e quarta-feiras (22 e 23): três estudantes da Pós-Graduação em Gestão de Trânsito promovida pelo Instituto de Certificação de Trânsito (Icetran), em campanha pelo trânsito seguro, aguardavam-lhes com panfletos e bafômetros descartáveis.

No início da tarde desta quarta-feira, o pós-graduando Chico Pereira, que há 30 anos trabalha na Diretoria de Trânsito do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), explicou que a campanha era um trabalho prático de aula. Mas lembrou que a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, que tem como meta estabilizar e reduzir em até 50% a mortalidade por acidentes de trânsito, no mundo.

Ele incentivava os colegas servidores e os visitantes da Prefeitura a testarem em casa o bafômetro, depois de consumirem bebida alcoólica, para constatarem o resultado. ”Estamos buscando conscientizar as pessoas para que não dirijam se beberem”, comentou Pereira. E a quem lhe informava ser abstêmio, ele tinha uma resposta na ponta da língua: “Leve, então, o bafômetro para um amigo.”

A expectativa era distribuir, nos dois dias de campanha, um total de 900 bafômetros cedidos pelo Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC), além de panfletos com orientações sobre boas condutas no trânsito, repassados pela Guarda Municipal. “Álcool X Direção”, “Direção e Celular: não faça essa combinação!”, “Proteja sua família. Use o cinto de segurança” e “Proteja as crianças. Use a cadeirinha”, eram alguns dos temas dos panfletos.

Um cavalete montado na entrada dos elevadores do prédio onde fica o gabinete do prefeito destacava a mensagem “Para se ter um trânsito mais seguro, só depende de nós”.