01/08/2014 - SMS - Eventos
Agosto Dourado: Parque de Coqueiros terá Mamaço
Movimento mostra a importância do aleitamento materno

foto/divulgação: Arquivo SMS

No ano passado, Mamaço reuniu dezenas de pessoas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lança nesta sexta-feira (1º) o movimento “Agosto Dourado”, cujo principal objetivo é chamar a atenção para a importância de amamentar. No sábado (2), acontece no Parque de Coqueiros a Hora do Mamaço Floripa. A ação vem ao encontro das atividades programadas para a 23ª Semana Mundial da Amamentação (SMAM), realizada entre os dias 1º e 7 de agosto.

A campanha, idealizada pela Comunidade “Aleitamento Materno Solidário” e apoiada pela SMS, espera mais de 90 famílias no evento, que tem início às 15 horas. Estarão presentes diversos profissionais da saúde, que irão conversar com as mães e esclarecer dúvidas sobre a amamentação.

Segundo Márcia Sueli Del Castanhel, responsável pelo Programa Capital Criança, durante todo o mês de agosto os servidores da saúde do município vão intensificar as ações e promover diversas atividades nos Centros de Saúde (CS). “Essas ações buscam promover uma reflexão sobre a importância do aleitamento materno, não só na vida das crianças e família, mas também em toda a sociedade.”

Além de oferecer nutrientes aos bebês, a amamentação é fundamental para a saúde da mãe. O aleitamento materno também cria fortes vínculos afetivos entre mãe e filho e complementa a ação do sistema imunológico do recém-nascido, protegendo contra infecções respiratórias e intestinais.

No Brasil, a Pesquisa Nacional de Prevalência em Aleitamento Materno em 2008, apontou uma prevalência de 41% de crianças menores de seis meses amamentadas exclusivamente com leite materno. Em Florianópolis, dados desta mesma pesquisa indicam índices de 63,8% em menores de quatro meses e de 52,4% em menores de seis meses.

arquivos para download