01/08/2014 - SEMAS - Social
Tarifa Social vai ao Norte e Sul da Ilha neste sábado
De manhã, o cadastramento será na Armação do Pântano do Sul; à tarde, na Vargem do Bom Jesus

foto/divulgação: Divulgação

Tarifa Social estará no Norte e Sul da Ilha.

Neste sábado (2), o Mutirão da Tarifa Social estará nas comunidades do Norte e Sul da Ilha. Pela manhã, o cadastramento será realizado na Armação do Pântano do Sul, das 8 às 12 horas, na Escola Básica Dillma Lucia dos Santos, na rodovia SC-406, 6.050. As senhas serão emitidas de forma limitada até as 11 horas.

No período da tarde, das 13 às 17 horas, o atendimento à população acontece na Vargem do Bom Jesus, no Norte da Ilha, no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Vila União, localizado na rua Anarolina Silveira dos Santos, s/nº.

A ação tem o objetivo de ir ao encontro da população nos bairros para facilitar o cadastro das famílias tanto na Tarifa Social como na Tarifa Estudantil Gratuita.

O projeto do Mutirão nas comunidades termina no dia 9 de agosto no Norte da Ilha. No período da manhã, as atividades serão em Ingleses, e, a partir das 13 horas, em Canasvieiras.

Como fazer o cadastro da Tarifa Social

A Tarifa Social é um benefício socioassistencial exclusivo para as famílias com renda de até três salários mínimos ou renda individual de até meio salário mínimo. Para os beneficiários, o valor da passagem de ônibus será R$ 1,75 e a inscrição é realizada através do Cadastro Único da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O cadastro é familiar, ou seja, todos os moradores da residência devem fazer o cadastro, mesmo que não usem a Tarifa Social.

Tarifa Social para estudantes

Os estudantes terão acesso à Tarifa Social zero. Para ter direito ao benefício, os jovens devem ter o perfil salarial de renda familiar de até 3 salários mínimos ou meio salário de forma individual. O trajeto casa-escola-casa será gratuito. O aluno terá uma carteirinha exclusiva e intransferível.

O cadastro deve ser feito por uma pessoa responsável pela família, que more na mesma casa, que tenha 16 anos ou mais e que possa responder às perguntas do cadastro. Mesmo com a presença do adulto, o estudante deve comparecer junto ao local.

Documentos necessários para o cadastramento

Para efetuar o cadastro da Tarifa Social e da Tarifa Estudantil Gratuita é necessário que o responsável pela família compareça aos postos de atendimento com os documentos originais de todos os moradores da residência, mesmo que um deles não necessite do cartão. Abaixo, a relação:

Moradores da mesma casa (acima de 18 anos)

- Certidão de nascimento;
- CPF;
- Carteira de Identidade (RG);
- Contracheque e Carteira de Trabalho (mesmo sem estar assinada);
- Comprovante de residência atualizado e original;
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI); (se necessário)

Se for estudante, acima de 18 anos, levar também:

- Atestado de Frequência (atualizado 30 dias)

Moradores da mesma casa (0 a 17 anos)

- Certidão de nascimento ou Carteira de Identidade;
- Carteira de Vacinação (0 a 5 anos)

Como fazer o cadastramento

A inscrição dos beneficiários é realizada através do Cadastro Único da Secretaria Municipal de Assistência Social. A população deve ficar atenta aos prazos: a força-tarefa para a inscrição do CadÚnico também continua à disposição na Passarela Nego Quirido até o dia 29 de agosto, no prédio Nega Tide, de segunda a sexta, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas.

Quem perder esse prazo terá de procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência para agendar o cadastro. O registro é familiar, ou seja, todos os moradores da residência devem fazer o cadastro, mesmo que não usem a Tarifa Social.