01/08/2014 - SMS - Saúde
Florianópolis inova com ambulância veterinária
Atendimento Móvel de Urgência Veterinária foi lançado nesta sexta-feira

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Prefeito acompanhou o lançamento do SAMUvet

A Prefeitura de Florianópolis lançou na manhã desta sexta-feira (1º), em solenidade na sede da Guarda Municipal, no bairro de Coqueiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária, SAMUvet.

A capital catarinense é a primeira cidade do Brasil a oferecer o serviço de resgate de animais feridos. O SAMUvet será acionado exclusivamente pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), diante de ocorrências atendidas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, em casos avaliados como de extrema necessidade. Desde que envolvam cães e gatos de rua, animais utilizados em farra do boi, bem como cavalos que até tenham proprietários, mas que sejam encontrados sozinhos.

Durante a solenidade de lançamento, o diretor do Bem-Estar Animal (Dibea), da Secretaria Municipal de Saúde, Eduardo Cavallazzi, idealizador do projeto, explicou que “muitos dos animais que sofrem acidentes são oriundos de abandono” e por isso necessitam da intervenção do poder público.

“Queremos dar um amparo aos bichos em situação de dificuldade. Serão 90 dias experimentais. Espero que toda a população entenda que esse é um avanço e espero também que o exemplo seja seguido por outras cidades do país, pois, além de envolver afeto, envolve saúde pública”, acrescentou o diretor da Dibea.

O prefeito Cesar Souza Junior elogiou a Secretaria da Saúde, comandada pelo médico Daniel Moutinho Júnior, e principalmente a equipe da Dibea. “Parabéns a todos do Bem-Estar Animal pela proatividade e pela criatividade,  com a qual executaram tudo com recursos mínimos. Com certeza, vocês, com suas ações inovadoras, como a microchipagem e agora com o SAMUvet, estão comprometidos com a cidade e fazendo a diferença.”

Socorro

A Diretoria de Bem-Estar Animal atende, em seu horário normal de funcionamento, aproximadamente 15 casos de cães, gatos e cavalos atropelados ou baleados, por semana.

O SAMUvet consiste num veículo (Zafira), identificado com a logomarca do serviço, que será guiado por um motorista, acompanhado de um médico veterinário com uma maleta de primeiros socorros.

Após o término do plano-piloto, em que o SAMUVET vai funcionar 24 horas por dia durante o período de 90 dias, a Secretaria de Saúde vai definir as diretrizes de atendimento a serem seguidas, que irão constar de decreto a ser assinado pelo prefeito Cesar Souza Junior.