27/08/2014 - SMS - Saúde
Vigilância Epidemiológica atualiza população sobre o Ebola
Alerta Epidemiológico contém orientações e informações sobre o surto

foto/divulgação: Divulgação

SMS atualiza a população sobre o Ebola

Em decorrência das últimas notícias sobre a persistente epidemia provocada pelo Ebola em Guiné, Serra Leoa e Libéria, no continente Africano a Diretoria da Vigilância em Saúde de Florianópolis, divulgará semanalmente um boletim sobre a doença. No alerta podem ser encontradas, além das informações sobre o número de casos identificados e dos países envolvidos, orientações atualizadas sobre como proceder diante de um caso suspeito. O boletim semanal irá manter a população e, em especial, os profissionais de saúde, atualizados em relação à situação epidemiológica no Brasil e no mundo. 

Desde o último dia 22 de agosto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou 2.615 casos e 1.427 óbitos provocados pelo Ebola na Guiné, Serra Leoa, Libéria e Nigéria. “É possível que este número esteja subestimado, especialmente na Libéria e Serra Leoa, devido às dificuldades de acesso a serviços de saúde associadas ao medo que os doentes e suas famílias têm de sofrer preconceitos no caso de identificação da doença”, afirma a Médica e Gerente da Vigilância Epidemiológica, Ana Cristina Vidor.

Ana explica ainda que na Nigéria, onde a situação é considerada sob controle, já foram registrados 16 casos, com cinco óbitos. Entretanto, não há registro de circulação viral entre os Nigerianos, uma vez que todos os casos identificados até o momento estavam relacionados ao liberiano que entrou doente no país.

Por conta disto, o Ministério da Saúde retirou a Nigéria da lista de países que compõe a definição de casos suspeitos. Assim, permanecem como suspeitos "todas as pessoas com febre de início súbito que tenham vindo da Guiné, Libéria ou Serra Leoa nas últimas três semanas", completa a médica.

É importante ressaltar que o Ebola só é transmissível após a pessoa ficar doente. Assim, não há risco de transmissão da doença por pessoas assintomáticas.


arquivos para download