29/08/2014 - SMS - Saúde
Saúde bucal dá prêmio nacional a Florianópolis
Capital ficou em segundo lugar entre as cidades com mais de 300 mil habitantes

foto/divulgação: Martinho Ghizzo/PMF

Prefeito, secretário de Saúde e coordenadora de Saúde Bucal

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) entregou na noite desta quinta-feira (28) para a Prefeitura de Florianópolis o Prêmio Brasil Sorridente. Na segunda colocação entre as cidades com mais de 300 mil habitantes, a Capital catarinense ficou atrás apenas do município de Vitória, no Espírito Santo.

O prêmio é um reconhecimento às políticas públicas na área da saúde bucal. O evento contou com a presença do prefeito Cesar Souza Junior, do secretário de Saúde de Florianópolis, Daniel Moutinho, membros do CFO, representantes do Ministério da Saúde, da coordenadora da Saúde Bucal de Florianópolis, Marynes Terezinha Reibnitz, e de profissionais da área da saúde.

O prefeito enalteceu o “excelente trabalho e grande comprometimento” de todos os servidores e servidoras da Secretaria da Saúde envolvidos no programa.

“Uma das prioridades da nossa administração é levar saúde de qualidade às pessoas, principalmente às crianças. Esse reconhecimento do CFO é motivo de orgulho e estímulo para que todos nós continuemos a perseguir a excelência naquele que é um dos carros chefes da nossa política de saúde, a prevenção”, destacou o Prefeito.

A comissão avaliadora do CFO reconheceu o município de Florianópolis como o segundo mais preparado do país, na categoria acima de 300 mil habitantes, levando em consideração dez quesitos. Entre estes estavam a comprovação da existência de formação permanente para profissionais que atuam na saúde bucal. Outro aspecto usado na contagem dos pontos foi presença de uma assistência odontológica especializada no município.

Florianópolis possui duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e a terceira está em fase final da construção. Nestas unidades, a presença de equipes odontológicas com atendimento de urgência e emergência é um diferencial, já que não é obrigatória a existência desse atendimento nas UPAs. “Incluímos este serviço, pois vimos que é necessário para a população”, informa a coordenadora Marynes.

Para o secretário Daniel, os índices positivos demonstram a consistência do serviço de saúde bucal. “O prêmio reflete o esforço da gestão municipal em ampliar o acesso e a qualidade na atenção a saúde bucal, tanto na prevenção realizada nos centros de saúde e nas escolas, quanto nos centros de especialidades”, afirma.

Além de equipes da Saúde Bucal em todas as unidades de saúde que fazem o atendimento primário, o município conta com dois Centros de Especialidades Odontológicas que estão localizadas na Policlínica do Centro e na Policlínica do Continente.

Muito feliz pela premiação, a coordenadora assinala que o prêmio é reconhecimento de todo esforço realizado pelas equipes de saúde. “Esta certificação que o município recebe é reconhecimento nacional de todo o serviço elaborado ao longo dos últimos anos. Neste histórico de cinco anos, nós demonstramos um trabalho consistente, de qualidade, que apresenta bons frutos.”

Florianópolis já foi reconhecida em outras quatro edições: em 2012, ficou na quinta posição; já em 2010, 2011 e 2013, alcançou também o segundo lugar.