31/08/2014 - FCFFC - Cultura
Aterro do Gramacho é tema de debate cultural
Evento Café Antropológico, nesta terça (2), reúne filme e roda de conversa sobre situação de catadores de material reciclável

foto/divulgação: Adriana Xerez

Coleta de material reciclável será debatida no Café Antropológico

O fechamento do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, e o drama dos catadores de material reciclável que trabalhavam no local, inspiraram a dissertação de mestrado em antropologia de Adriana Xerez, na Universidade Federal Fluminense. A pesquisa resultou também no documentário ‘Mãe Rampa’, que será apresentado e debatido nesta terça-feira (2), às 20 horas, no evento Café Antropológico, na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, com entrada franca.

 

Participam das discussões Naira Tomiello, pós-doutoranda no Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC; e Paulo Pinho, gerente do departamento de Coleta de Resíduos Sólidos da COMCAP/Florianópolis. O evento é organizado pelo Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI), Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), em parceria com a Cinemateca Catarinense.

 

Abrangendo exibição de filme, seguida de roda de conversa com o público, acompanhado de um café, o evento faz parte de uma série de encontros culturais voltados à discussão sobre a produção audiovisual ligada à cultura no contexto das relações humanas e sociais. A iniciativa visa a proporcionar aos moradores o contato e o reconhecimento da cultura, sob um novo olhar de apreciação estética.

 

Filmado na localidade de Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro, o documentário ‘Mãe Rampa’ registra o fechamento do aterro do Jardim Gramacho em 2012, afetando cerca de dois mil catadores que tinham o trabalho de reciclagem como principal fonte de renda. O filme traz depoimentos dos trabalhadores sobre as atividades realizadas no local e as soluções encontradas para superar o impacto causado pelo fechamento do maior aterro controlado da América Latina.

 

Serviço:

 

O Quê: Café Antropológico / Filme Mãe Rampa, de Adriana Xerez

              (Documentário, 51min, 2012)

 

Quando: terça-feira (2/09) – 20h

 

Onde: Casa das Máquinas

           Rua Henrique Veras do Nascimento, 50 – Lagoa da Conceição

           (48) 3232-1514

 

Quanto: gratuito


galeria de imagens