01/09/2014 - SMS - Saúde
Grupo Hora do Chá tem seu primeiro encontro
Além de aproximar comunidade e profissionais de saúde, reunião busca discutir benefícios de plantas medicinais

foto/divulgação: Arquivo SMS

Grupo quer divulgar o uso de infusão de ervas

Nesta quarta-feira (3), acontece no Centro de Saúde (CS) do Córrego Grande o 1º encontro da Hora do Chá. Além da integração entre a comunidade e profissionais de saúde, o projeto quer ampliar a divulgação do uso racional de plantas e resgatar o conhecimento tradicional dos chás.


Em um ambiente descontraído, com troca de conhecimento entre profissionais de saúde e população, quem participar do encontro poderá levar plantas ou mudas para trocar e servir como amostras.

As organizadoras pretendem discutir com os participantes os benefícios das plantas, suas características e como cuidar delas. Em parceria com o Horto Florestal do Córrego Grande, foram feitas mais de 40 mudas de chás para ser entregue aos convidados.


A ideia de um grupo sobre ervas medicinais surgiu quando a diretora administrativa do Sistema Nacional de Regulação, Simone Luz Cardoso, fez um curso sobre as Práticas Integrativas e Complementares (PICs). Na época, Simone coordenava o CS Córrego Grande.


“Vamos procurar incentivar tanto o uso dos chás, corretamente, é claro, quanto a fazer as hortas de fundo de quintal. Achamos que a troca de informações com a comunidade é muito importante, até pela aceitação de medicação fitoterápica receitada pelos médicos da unidade,” informa Simone.


As próximas reuniões do grupo ocorrerão nos dias 6 de outubro, 3 de novembro e 1º de dezembro, também no CS do Córrego Grande.