'>
18/09/2014 - FLORAM - Meio Ambiente
Figueira da praça XV será entregue na segunda-feira
Depois de cinco meses passando por revitalização, árvore centenária é 'devolvida' à população na abertura da Primavera

foto/divulgação: Jorge Pires

Figueira da Praça XV foi revitalizada

Após cinco messes de intensos trabalhos, a revitalização da figueira centenária da praça XV de Novembro chegou ao fim e a árvore será 'devolvida' à população nesta segunda-feira (22). A primeira etapa dos trabalhos, iniciada em maio, foi um tratamento fitossanitário que executou as podas de galhos secos e a retirada dos parasitas do caule e das ramas, seguida da substituição de suas escoras por outras mais resistentes e com proteções que evitam o contato da árvore diretamente com o metal das hastes.

 

Posteriormente, passou por um processo de dendrocirurgia para interromper o ciclo de danos causados por fungos, brocas e bactérias e estimular sua recuperação. A dendrocirurgia consistiu na aplicação de uma mistura de sulfato de cobre e cal virgem, o que emprestou um tom azulado à árvore.

 

A última etapa foi à lavagem do piso petit pavé, podas e o plantio de mudas decorativas em seus canteiros.

 

Segundo Luis Pazini Figueiredo, biólogo da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), responsável pelos cuidados com a planta centenária, é a primeira vez, em seus 143 anos de vida, que a figueira passa por um tratamento tão intenso, que deve garantir sua sobrevida por muitos anos ainda. Todos os trabalhos executados pela equipe do Departamento de Praças e Arborização Pública contaram com a parceria das Lojas Koerich

O 'cartão postal' da praça XV será simbolicamente devolvido à população em solenidade marcada para as 11h30  do dia  22 de setembro, data em que a Primavera está quase começando. 


galeria de imagens