19/09/2014 - RESIDUOS - Serviços
Comcap: prevenção de acidentes na Sipat 2014
Programação da Cipa Sede é de 22 a 26 de setembro; da Cipa CTReS, de 6 a 10 de outubro

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Diretora Léia da Silva e presidente da Cipa sede, Ana Paula Martins

Com a colaboração da Guarda Municipal de Florianópolis, a Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho da Comcap, semana que vem, vai focar a prevenção de acidentes de trânsito. De acordo com a diretora Administrativo-Financeira, Léia da Silva, os empregados da Comcap, pela natureza do trabalho de limpeza urbana e coleta de resíduos, estão superexpostos ao ambiente urbano.

A companhia identificou, por meio da Assessoria de Segurança do Trabalho, Treinamento e Desenvolvimento, que hoje parte dos afastamentos por acidentes de trabalho inclusive decorre de eventos registrados no trajeto e não durante a jornada. Isso que, a maioria dos empregados da Comcap, depois de chegar à empresa, volta para as ruas para trabalhar.

“As cidades estão cada dia mais complexas e precisamos orientar nossos empregados para uma cultura de segurança e gentileza no trânsito e no trato urbano em geral”, destaca Léia.

A Comcap, aponta a diretora, tem previsto em processo licitatório investimento em torno de R$ 600 mil este ano em equipamentos de proteção individual (EPIs) e de vestuário. Até agosto, já foram aplicados R$ 320 mil nesses itens. Também oferece vale-transporte aos empregados, estimulando o uso do transporte coletivo no lugar do individual. Este ano, até agosto, já foram aplicados quase R$ 2 milhões pela Comcap para custear o vale transporte.

Programação Sipat 2014 na sede

A programação da Sipat 2014, informa a presidente da Cipa na sede da Comcap, Ana Paula Martins, tem objetivo de chamar atenção para a prevenção de acidentes e para a saúde do trabalhador. “Segurança no trânsito hoje tem a ver com saúde e com bem-estar de todas as pessoas, queremos conversar sobre isso. A saúde do trabalhador deve estar sempre em primeiro lugar”, afirma Ana Paula.

Programação Sipat sede

_na sede da Comcap, no Estreito, de 22 a 26 de setembro

22 de setembro, segunda-feira

• 7h às 7h20min - Abertura da Sipat 2014

23 de setembro, terça-feira

• 7h às 8h – Palestra com a Guarda Municipal sobre segurança no
  • 19h50min às 20h05min – Ginástica laboral

24 de setembro, quarta-feira

• 7h às 8h – Palestra com Assessoria de Segurança do Trabalho, Treinamento e Desenvolvimento da Comcap. Técnico Dirceu de Farias vai abordar primeiros socorros.
  • 13h às 14h – Palestra com Sintrasem sobre leis trabalhistas e assédio moral

25 de setembro, quinta-feira

• 7h às 8h – Palestra com a Guarda Municipal

26 de setembro, sexta-feira

• 6h50min às 7h5min – Ginástica laboral e encerramento da Sipat 2014.

Programação Sipat 2014 no CTReS

_no Centro de Transferência de Resíduos Sólidos (CTReS), no Itacorubi, de 6 a 10 de outubro, programação informada por Anelise Rodrigues, presidente da Cipa do CTReS

6 de outubro, segunda-feira

• Distribuição de prospectos e conversas nos locais de trabalho sobre prevenção da discriminação racial e do assedio moral e sexual no trabalho