21/09/2014 - SMPI - Cultura
Bustos de celebridades já voltaram à Praça XV
Novas peças contam sistema especial antifurto

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Bustos haviam sido furtados no ano passado

Os bustos de três personalidades de nossa história já estão de volta à praça XV de Novembro. Os originais foram furtados em agosto de 2013. As novas obras foram confeccionadas pelos escultores Sérgio Coirolo e Plínio Verani, que se basearam em fotos e desenhos para buscar a maior semelhança possível com cada uma desta figuras ilustres.


Os homenageados pelas peças são o poeta Cruz e Sousa, o pintor Victor Meirelles e o jornalista José Boiteux. A  solenidade de reinauguração contou com a participação do secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Capital, Dalmo Vieira FIllho, do superintendente do IPUF, Dácio Medeiros, do secretário municipal de Cultura, Luiz Ekke Moukarzel, e do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Augusto Cesar Zeferino.

 “Uma cidade é feita de obras e almas. Ao devolver estas peças, estamos recuperando um pouco da história de Florianópolis”, destacou Dalmo.
Um quarto busto, do jornalista Jerônimo Coelho, foi confeccionado por outro artista, com base em um molde já existente. Segundo Plínio Verani, o tempo entre o início da fase de modelagem das matrizes e sua conclusão foi de 30 dias. Depois disso, as peças, em gesso, seguiram para as cidades de Porto Alegre e São Paulo, onde foram fundidas em bronze.

“Em cada uma das etapas, foi preciso checar se estava tudo conforme o planejado e o mais fiel possível às imagens que nos foram passadas”, conta ele. 

Já o escultor Sérgio Coirolo tem ainda a responsabilidade pela confecção do busto da ex-deputada e professora Antonieta de Barros, que não estava na praça nem na relação das peças furtadas. A confecção destes bustos foi possível graças à Parceria Público Privado com uma das empresas de Florianópolis. O busto da deputada Antonieta de Barros já está pronto. “A ideia é coloca-lo num espaço da própria praça”, propõe Dácio Medeiros.


galeria de imagens