29/09/2014 - SMO - Obras
Concluída parte da limpeza do rio Itacorubi
Trecho que vai do Canal Buriti até Avenida das Saudades retirou toneladas de material

foto/divulgação: Equipe SMO

Largura da margem do Rio Itacorubi passou para 17 metros

A Secretaria Municipal de Obras concluiu a primeira parte do desassoreamento do rio Itacorubi. O trecho inicial, que vai do canal Buriti até a avenida das Saudades, abrange uma área de aproximadamente 650 metros. A próxima fase do desassoreamento conclui o rio Itacorubi - indo até a rua João Pio Duarte - no Córrego Grande.

Toneladas de material foram retiradas e os resultados ficaram evidentes nas últimas chuvas.  A vazão das águas ficou constatada, tendo em vista que a largura das margens passou para 17 metros de extensão.

O secretário de Obras, Domingos Zancanaro, avaliou positivamente este primeiro momento do desassoreamento: “É um novo momento para toda a Bacia do Itacorubi, com melhor fluxo das águas, retirada de sedimentos e até recuperação de algumas espécies da fauna. Vamos concluir o rio Itacorubi para em seguida iniciarmos o rio Sertão, o que complementará o desassoreamento e trará benefícios para a comunidade da região”.

O investimento total no desassoreamento será de R$ 1,5 milhão, recursos do Governo Federal repassados pelo Ministério das Cidades. A estimativa é retirar na totalidade 75 mil metros cúbicos de detritos dos dois rios, trabalho que deve ainda se estender por oito meses e que está condicionado às licenças ambientais.