01/10/2014 - FCFFC - Cultura
Galeria Vecchietti recebe exposição Simpatia
Mostra com obras de Diego de los Campos pode ser visitada até 7 de novembro, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti

foto/divulgação: Diego de los Campos

Pequena Tentativa Desvanecente, de Diego de los Campos

Na crença popular, a simpatia é uma espécie de “ritual mágico” praticado por pessoas que querem resolver um problema ou ter um desejo atendido, seguindo instruções pouco convencionais, específicas para cada situação. Abordando o tema com humor e despretensão, o artista plástico Diego de los Campos abre a exposição Simpatia, nesta quinta-feira (2), às 19 horas, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, com entrada franca.

Realizada pelo Sesc de Santa Catarina em parceria com a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, com curadoria de Fernando Boppré, a mostra é composta por 11 fotografias, três instalações e quatro vídeos, tendo o artista como personagem. Utilizando o corpo como elemento de experimentação, Diego de los Campos apresenta ao público esboços que insinuam a possibilidade do apagamento da memória e da própria identidade.

Algumas imagens são apresentadas em sequência, quadro a quadro, simulando a técnica de animação cinematográfica conhecida como stop-motion. Em outras cenas, são utilizados elementos como algodão, argila e plástico.

De acordo com Boppré, a simpatia é uma jogada com o improvável. É um artifício de ficção que as pessoas usam quando a lógica racional não consegue resolver a situação real. E, nesse sentido, segundo ele, há algumas semelhanças com o processo de criação artística.

“Uma crise, um fracasso, uma doença, um desamor: qualquer situação pode servir de pretexto para uma simpatia que, em última instância, promete instaurar uma ficção no lugar de uma realidade não desejada”, comenta Boppré no texto de apresentação da exposição. “O que é a arte senão, em parte, este esforço insano ao longo dos séculos?”, questiona o curador da mostra.

Diego de los Campos é formado em Artes Plásticas pela Escola Nacional de Belas Artes da Universidade da República do Uruguai (1997), e pós-graduado em Artes Visuais, Cultura e Criação pela Faculdade Senac, de Florianópolis (2008). Há mais de duas décadas atua no meio artístico, realizando exposições individuais e coletivas em Santa Catarina e outros estados do Brasil.

A exposição Simpatia pode ser visitada até dia 7 de novembro, na Galeria Pedro Paulo Vecchietti, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. Escolas ou grupos escolares interessados em agendar visitas devem fazer a solicitação junto à Diretoria de Artes da Fundação Franklin Cascaes pelo e-mail artesvisuais.ffc@gmail.com ou combinar a visita diretamente com a equipe da galeria pelo telefone (48) 3228-6821.

O quê: Exposição Simpatia, com Diego de los Campos

Quando: 2 de outubro (quinta-feira) – 19h / abertura

Visitação até 7 de novembro (sexta-feira)

De segunda a sexta – das 13 às 19 horas