01/10/2014 - SC - Comunicação
Dibea já castrou oito mil animais em Florianópolis
Cirurgia gratuita está disponível para quem tem renda familiar de até dois salários mínimos

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Os animais são entregues num dia e retirados no dia seguinte

Pelo menos 30 cães e gatos foram entregues nesta terça-feira (30), no Rio Vermelho, aos funcionários da Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) para serem submetidos gratuitamente ao processo de castração. A operação inversa também aconteceu: outros 30 animais que haviam sido entregues para operação no dia anterior foram restituídos a seus donos.

O serviço vem sendo realizado desde abril do ano passado e, segundo Eduardo Cavallazzi, diretor da Dibea, pelo menos 8 mil animais foram submetidos a esterilização cirúrgica até hoje, número recorde de castrações na Capital.

A Diretoria de Bem-Estar Animal tem caminhão próprio para o transporte dos bichos e os leva e traz a pontos específicos anunciados previamente. Os voluntários da campanha, que esta semana se encontra no Rio Vermelho, vão diariamente, por duas semanas, até o lugar orientar os donos.

Apesar de o processo de castração ser rápido – a cirurgia dura menos de meia hora – os voluntários recolhem os animais diariamente, os levam até a Dibea, onde é realizada a operação, e só no dia seguinte eles são devolvidos aos donos.

Janaína Mendes Tavares já estava ansiosa para ter Toby e Preta em mãos novamente. "Eu estava louca de saudades e preocupada com a reação deles", contou. "Eu peguei eles na rua e descobrimos agora que a Preta já era castrada", disse.

De bicicleta e debaixo de uma chuva insistente, Marco Antônio também foi buscar seus companheiros nesta terça-feira. Reencontrou Spot, um cão de pequeno porte, e Cindy, uma gata que ainda estava grogue com a anestesia. Colocou a caixa da gata na bicicleta, abraçou o cão com o casaco e foi pedalando para casa.

Dona Maria Marques estava no Rio Vermelho para deixar Linda, a cachorrinha da neta, para a cirurgia. Na quarta-feira, todos os cães levados nesta terça pela Dibea serão entregues no mesmo local.

Já foram submetidos à cirurgia de castração aproximadamente 8 mil cães e gatos, desde abril de 2013, com média de 100 animais por semana. São priorizados os bichos que têm proprietários, porque, após o procedimento cirúrgico, eles precisam ser observados por um responsável durante uma semana.

Devido à clientela alta, o caminhão que realiza o transporte dos animais para a cirurgia vai permanecer no Rio Vermelho durante mais duas semanas, de segunda a sexta, a partir das 14 horas. Até o final deste ano, o veículo continuará atendendo o Norte da Ilha. No início de 2015, volta a circular pelo Continente e região central da cidade. 

REQUISITOS PARA CASTRAÇÃO GRATUITA 

Para ter acesso à castração gratuita do animal de estimação, é necessário apresentar carteira de identidade (e será cadastrado como o proprietário do bicho), comprovante de residência em Florianópolis e comprovante de renda familiar de até dois salários mínimos.


galeria de imagens