01/10/2014 - FLORAM - Meio Ambiente
Jerivás da Beira-mar passam por revitalização
A espécie vem sofrendo ataque severo de pragas, principalmente das lagarta-das-palmeiras e barata-dos-coqueiros

foto/divulgação: FLORAM

Jerivás serão revitalizados

Os jerivás que ostentam sua altivez ao longo da Beira-mar Norte vão passar por um processo de revitalização. O manejo das árvores será realizado na manhã desta quinta-feira (2), com base nos princípios da agroecologia, onde parte-se do pressuposto de que plantas bem nutridas são mais resistentes a pragas e doenças.


Como o plantio foi feito em área de aterro, onde o solo não está de acordo com as características ideais para o desenvolvimento destas plantas, é preciso verificar seu estado nutricional.

Após diagnóstico para averiguar o estado das plantas, a severidade do ataque das pragas e as deficiências nutricionais, será realizado uma adubação para proporcionar aos jerivás uma nutrição equilibrada, dando a eles maiores condições de resistência ao ataque de pragas - especialmente as lagartas-das-palmeiras e as baratas-dos-coqueiros - e doenças.

 

Com estas medidas, pretende-se contribuir com o pleno desenvolvimento dos jerivás, de modo a que se estabeleça sua revitalização integral. Os serviços serão coordenados pelo Departamento de Praças e Arborização Pública da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), com supervisão técnica da engenheira-agrônoma Carolina Amorim.