17/10/2014 - SME - Educação
Professor desvenda o universo musical dos povos indígenas e africanos
Rodrigo Cantos é um dos professores nota dez da rede de ensino da capital

foto/divulgação: Divulgação

Instrumentos musicais foram trabalhados com os alunos.

Rodrigo Cantos Savelli Gomes, da Escola Básica Municipal Antônio Paschoal Apóstolo, no Rio Vermelho, foi um dos ganhadores do “Prêmio professor nota dez”, realizado pela Secretaria de Educação de Florianópolis em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores. Ele inscreveu o projeto “A experiência do brincar com o fazer artístico: desvendando o universo musical dos povos indígenas e africanos”. O prêmio tem o intuito de reconhecer o trabalho dos educadores da rede municipal que buscam melhorar a qualidade do ensino.

Rodrigo compartilha o objetivo da escola de valorizar a infância e atender ao direito da criança na sua escolarização sem restringir a aprendizagem das crianças exclusivamente à alfabetização, mas sim ampliando as possibilidades de aprendizagem. O professor trabalha, nas aulas de artes, com crianças de 1º aos 5º anos os instrumentos musicais dos povos indígenas e africanos. O objetivo é fazer com que os alunos conheçam, ouçam e os toquem estando atentos às suas propriedades sonoras.

Os instrumentos foram apresentados para a garotada através de histórias, como “A Mbira da beira do rio Zambeze”, de Décio Gioielli, que conta a história da Mbira, instrumento musical que consiste em uma placa de madeira com chaves de metal escalonadas. Entre os instrumentos trabalhados estão chocalhos africanos, chocalhos indígenas, ganzás, ovinhos, bongôs, caxixis, berimbau, cabuletês, marimba, mbira, pau-de-chuva, flautas indígenas, maracás, agogô, reco-reco, pandeiro, e tambores.