22/10/2014 - RESIDUOS - Governo
Mudança nas compras permite agilidade
Novo método deve diminuir custos na compra de peças e reduzir atrasos na manutenção dos caminhões coletores

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Diretora Administrativo Financeira, Léia da Silva

A Diretoria Administrativo-Financeira da Comcap acaba de implantar sistema de registro de preços para compras do Departamento de Manutenção e Transporte. Com a mudança, informa a diretora Léia da Silva, há a expectativa de baratear em até 38% as compras de peças feitas no mercado. Ano passado, por exemplo, a empresa gastou R$ 2,9 milhões com peças para manutenção da frota.


“Esse novo sistema, além de garantir a legalidade, agiliza o processo de aquisição das peças”, aponta Léia da Silva. Em menos de uma semana, o novo processo foi implantado e ajustado, eliminando o atraso na arrumação dos veículos por falta de peças.


Com maior resolução no DPMT, analisa a diretora Administrativo-Financeira, devem reduzir as horas paradas de equipes à espera de caminhões coletores e, por consequência, os custos com horas extras. “Mas o mais importante mesmo é melhorar as condições de trabalho na Comcap, renovando e melhorando a manutenção da frota de veículos”, afirma Léia.


Transporte de pessoas


Para melhorar as condições de trabalho, foram adquiridas desde agosto, além de 15 caminhões, e outros equipamentos de menor porte para a limpeza pública, três vans para transporte de empregados, comenta a diretora.


Pelo registro de preços, também estão sendo compradas pela Comcap caixas do tipo brooks para serviços de papa-entulho. Está prevista a compra de caixas de sete, 20 e 30 metros cúbicos, conforme a necessidade. Essa compra será autofinanciável com recursos do setor comercial da Comcap, que receberá novo caminhão para contratos de coleta especiais.


Renovação da frota



Veículos do Departamento de Coleta de Resíduos Sólidos (DPCR)

 

Frota de coletores por tempo de uso     

 

 

Quantidade

 

 

% hoje

% com 10 novos caminhões compactadores

Até 5 anos                                                   

10

20,5%

34%

Entre 6 e 10 anos                                        

10

20,5%

17%

Entre 11 e 15 anos                                        

7

14%

12%

Entre 16 e 20 anos                                       

7

14%

12%

Entre 21 e 25 anos                                       

5

10,5%

8,5%

Acima de 25 anos                                        

10

20,5%

17%

Total

49

100%

100%

 

Dois desses caminhões compactadores são usados na coleta seletiva e quatro são usados na capinação, de modo que 43 são usados na coleta convencional. Com a compra de 10 novos, a renovação da frota será de 23%.

 

A frota da Comcap também soma 10 caminhões baús, com a compra de dois novos, também a frota da coleta seletiva será renovada em 20%.

Fonte: DPMT


galeria de imagens