22/10/2014 - SMTTDE - Turismo
Planejamento de ações para a temporada envolve mais de 70 entidades

foto/divulgação: Petra Mafalda

Prefeitura lança Operação Presença - Verão 2015

Segundo destino turístico mais visitado por estrangeiros, de acordo com o Ministério do Turismo, Florianópolis já começa a se preparar para os meses mais movimentados na cidade. De dezembro a março a população praticamente duplica e, com o objetivo de minimizar os impactos pela grande movimentação na cidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, lançou na manhã desta quarta-feira, 22, a Operação Presença – Verão 2015.

Entre as ações previstas estão a criação de uma linha de ônibus exclusiva do aeroporto aos principais hotéis da cidade, fiscalização de aluguel irregular de imóveis, ambulantes, preços abusivos e tráfego marítimo, reforma dos postos de guarda-vidas, policiamento reforçado, monitoramento de balneabilidade, abertura de dois Centros de Atendimento ao Turista, colocação de banheiros nas praias.

“Temos o desafio de receber mais de um milhão e meio de pessoas em Florianópolis durante a temporada e ainda mostrar o que temos de melhor para proporcionar uma boa experiência a quem nos visita. Vamos cumprir com o papel do poder público, planejando a temporada, alinhando, coordenando e fiscalizando o que deve ser feito por cada entidade”, ressaltou a secretária de Turismo, Maria Cláudia Evangelista.

Na manhã desta quarta-feira (22) também foi assinado um convênio, parceria com o Grupo RIC, para sinalização da proibição de animais nos balneários. As ações iniciam neste mês e seguem até fevereiro de 2015.

Planejamento

O planejamento para a temporada envolve mais de 70 entidades, que começaram a discutir as ações já no mês de agosto, dividas em quatro eixos temáticos: infraestrutura, sustentabilidade, serviços e equipamentos turísticos, além de cultura e lazer.

Para a secretária adjunta de Turismo e coordenadora da operação, Luciane Camilotti, a expectativa é que a temporada transcorra tranquilamente. “A coordenação da Operação Presença foi essencial para que as ações sejam implementadas com mais objetividade, sincronizadas entre os órgãos para que as melhorias possam cada vez mais ser observadas e sentidas, tanto pelo turista, quanto pelos munícipes.”