23/10/2014 - SMI - Habitação
Casas modulares foram entregues nesta quinta
Construções fazem parte do Projeto do Maciço do Morro da Cruz

foto/divulgação: Petra Mafalda

Família da Mariquinha recebe casa modular

A Prefeitura de Florianópolis entregou cinco casas modulares na manhã desta quinta-feira (23). Os imóveis entregues fazem parte do Projeto do Maciço do Morro da Cruz, que prevê entre outras melhorias, a construção de 50 novas casas - além das 40 modulares e das 20 de alvenaria que estavam previstas no projeto inicial, projeto este estimado em aproximadamente R$ 4 milhões.

A primeira casa entregue hoje - 31ª do projeto - teve como beneficiária Rosa Costa, 49 anos, moradora da comunidade do Mont Serrat desde que nasceu. Seu antigo imóvel havia sido interditado pela Defesa Civil Municipal por risco de colapso iminente. "Quando tinha temporal, eu ia para a casa da minhã irmã com medo da minha cair", contou ela.

Rosa estava na companhia da irmã, do filho, da nora e de dois netos menores quando recebeu as chaves do novo imóvel. "É o melhor presente que eu poderia ganhar, ficou muito bom", agradeceu ela ao secretário de Habitação. "Que sua vida neste novo lar só lhe traga felicidades e muita prosperidade. Uma vida nova começa agora", disse o secretário de Habitação, Rafael Hahne.

Sonho

As casas de número 32 e 33 foram entregues para as irmãs Eliane e Lenice Lopes dos Santos, moradoras da servidão Visual, no Mont Serrat, há mais de 20 anos. Por causa das chuvas que caíram na cidade em 2009, houve um deslizamento de terra que atingiu parcialmente os imóveis delas.

As chaves do imóvel 34 foram entregues para Ana Lucia Cardoso, que também mora na servidão Visual. Grávida, ela residirá no novo imóvel com duas filhas menores. A antiga casa de Ana estava com a estrutura comprometida, agravada com um destelhamento sofrido em abril deste ano.

Ana Beatriz Santos, que teve seu antigo imóvel interditado pela Defesa Civil por precariedade, recebeu as chaves da última casa entregue na manhã de hoje, a 35ª. "Era um sonho meu e do meu filho essa casa nova, nunca vou esquecer este dia", falou, emocionada, Ana Beatriz, moradora da comunidade da Mariquinha.

Melhorias

O secretário Hahne falou aos presentes das melhorias que estão acontecendo na comunidade. Entre as obras já realizadas estão a pavimentação da servidão Visual, a construção de muros de contenção no entorno, que irá garantir a segurança dos moradores, e pavimentação e alargamento de uma parte da rua General Vieira da Rosa.

Até o momento, a Secretaria de Habitação já fez a entrega de 30 casas modulares, sendo estas do projeto do Maciço do Morro da Cruz, e nove modulares do convênio firmado entre o Município e a Defesa Civil do Estado – que prevê no total a construção de 20 casas.