30/10/2014 - SMS - Saúde
Saúde assina termo de compromisso com ONG OBA
Com acordo firmado, Secretaria caminha para consolidar novos projetos na área

foto/divulgação: Divulgação

Termo de Cooperação é assinado hoje (30)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se reuniu hoje (30) com representantes da Organização Bem-Animal (OBA) de Florianópolis. Na reunião além da discussão sobre as futuras parceiras, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Diretoria do Bem Estar Animal (DIBEA) e a ONG. A carta busca estreitar laços entre a gestão Municipal e a sociedade, trazendo mais transparência nas ações desenvolvidas pela SMS.

Além do Secretário de Saúde, Daniel Moutinho Jr e o Diretor da DIBEA, Eduardo Cavallazzi, estiveram presentes a Diretora da OBA, Ana Lucia Martendal e Maria Helena Machado, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de voluntários na defesa dos animais.

Na reunião, Daniel lembrou que o cuidado com os animais não deve ser encarado somente como responsabilidade do poder público, mas também de toda a população. Além disso, segundo Daniel, o combate ao abandono fortalece também a saúde da população, já que muitos cães estão vulneráveis nas ruas expostos a graves doenças transmissíveis.  “Todo o trabalho que realizamos é de prevenção à sociedade. A castração, as visitas nas comunidades e os tratamentos contra doenças, enfim tudo isso afeta também a população. Por isso, o problema com os animais abandonados é também um problema de saúde pública”.

Para Maria Helena (OAB), com o novo acordo, projeto como a delegacia especializada para a proteção dos animais, está cada vez mais perto de se concretizar. “Só quando tivermos um envolvimento de todos é que vamos conseguir realizar esse e outros sonhos”, afirma.

O Secretário Daniel, reconheceu ainda o trabalho de organizações parceiras que ajudam no avanço da saúde. “Já tivemos inúmeras situações onde a OAB nos acompanhou em visitas em casas onde havia animais sendo maltratados e interviu”, diz.

SAMUVET

No dia 1ª de Agosto a SMS inaugurou um projeto pilito no país: o  Serviço Médico de Atendimento Veterinário de Urgência (Samuvet). Idealizado pelo diretor Eduardo Cavallazzi, o Samuvet conta com uma equipe composta por um médico veterinário, um carro adaptado às necessidades dos animais e profissionais e um motorista. O atendimento é prioritário para cães e gatos, com ou sem dono, principalmente em situações de atropelamento ou outras situações avaliadas como de extrema necessidade.

ADOTE UM AMIGO

Com mais de 4 mil curtidas em menos de 5 meses de criação, a página do Facebook que registra os fofinhos dos patudos já é responsável por pelo menos 30 adoções. Os animais ao serem adotados são encaminhados ao Bem-Estar Animal para serem tratados. Assim que se recuperam, ficam disponíveis para adoção. Visite a página aqui.