10/11/2014 - SMS - Serviços
Remédio em Casa faz primeiras entregas
Mulher de 92 anos que vive sozinha recebe os medicamentos levados por um motociclista

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Dona Cecília confere seus remédios

Quando o motociclista parou em frente ao seu portão para entregar os medicamentos, que ela toma todos os dias, a dona de casa Cecília Goularte abriu um largo sorriso. Ela foi a primeira paciente a se beneficiar com o programa Remédio em Casa, lançado na manhã desta segunda-feira (10) pela Prefeitura de Florianópolis. Para uma mulher de 92 anos que, mesmo com as dores nas costas e a dificuldade para enxergar por causa da catarata, vive sozinha e cozinha a própria comida, não depender de mais ninguém para receber seus medicamentos é mais uma conquista de independência.

“É uma maravilha, minha sobrinha não precisa mais vir do Abraão para buscar meus remédios”, comemorou. Moradora na Trindade e viúva há sete anos, a dona de casa conta, em sua solidão, com os cuidados da agente de saúde Danielly Clemente, funcionária do CS Trindade. Desde que a catarata tirou quase completamente sua visão, os médicos do centro de saúde do bairro a atendem em casa.

Humanitário

O prefeito Cesar Souza Junior esteve no lançamento do programa: "O Remédio em Casa trará mais dignidade a dezenas de milhares de pessoas. O importante é que toda a gestão será da própria da Secretaria Municipal de Saúde. Estamos entregando um programa maduro, que funciona bem”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Moutinho Jr., informa que, no primeiro ano, deverão ser atendidas cerca de 8 mil pessoas que têm problemas de mobilidade, assim como Cecília. Em dois anos, deve chegar a 15 mil beneficiados, todos idosos acima de 65 anos, portadores de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, ou pessoas acamadas e com dificuldades de locomoção.

Paciente do Centro de Saúde Trindade, a aposentada Laureana Maria Pinheiro foi pega de surpresa pela novidade, quando foi marcar uma consulta no CS Trindade. “Fiquei muito feliz e agradecida.” A mãe de Laureana, de 89 anos, será candidata a beneficiária do programa, pois não consegue ir sozinha ao posto de saúde.

Como funciona

A portaria 85/2014, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), determina que a inclusão dos usuários ao programa será feita pelos médicos das equipes de Saúde da Família, que também farão o acompanhamento dos pacientes. Para receber o medicamento em casa, o paciente deve cadastrar-se no programa e assumir o compromisso de manter o acompanhamento médico nos centros de saúde e fazer exames e consultas regularmente.

Os remédios serão entregues por motoboys contratados pela Prefeitura de Florianópolis: quatro motos foram disponibilizadas nesta primeira etapa. Como eles não estão habilitados para prestar orientações sobre o tratamento – a posologia e forma de administração dos medicamentos serão informadas apenas pelos funcionários dos centros de saúde – a equipe de Saúde da Família definirá se o paciente e seus familiares têm condições de compreender como será o uso do medicamento. Os usuários receberão a quantidade de remédios suficiente para 30 dias de tratamento.

Saiba como aderir ao programa:

- O pedido de cadastramento deve ser feito ao médico da Equipe de Saúde da Família do centro de saúde da sua região, desde que atenda às seguintes condições:

- Idosos, acima de 65 anos, com diagnóstico de hipertensão arterial e/ou diabetes mielitus, usuários de pelo menos um dos medicamentos de uso contínuo do elenco do Programa Remédio em Casa;

- Pessoas de qualquer idade, com dificuldades de locomoção, usuárias de pelo menos um dos medicamentos de uso contínuo do elenco do Programa Remédio em Casa;

- São consideradas dificuldades de locomoção: restrição ao leito, dificuldade de locomoção para fora do domicílio sem acompanhante, deficiência física, síndrome de imobilidade e/ou uso de prótese ou órtose que exija acompanhante, e déficit cognitivo que exija cuidador.