27/11/2014 - SC - Comunicação
Prefeitura no Bairro volta ao Maciço no sábado
Três comunidade - Mocotó, Jagatá e Queimada - serão contempladas de uma só vez com o governo itinerante

foto/divulgação: Divulgação

A 42ª edição do evento será realizada em parceria com o projeto Mocotó Cor

O Prefeitura no Bairro vai ouvir no próximo sábado (29), de uma só vez, três comunidades do Maciço do Morro da Cruz: o Mocotó, o Jagatá e a Queimada. Ao todo, a 42ª edição do governo itinerante vai beneficiar aproximadamente mil famílias. O evento começa às 9 horas com uma apresentação cultural, seguida dos atendimentos aos moradores locais feitos pelo prefeito Cesar Souza Junior e pelo secretariado. O ponto de encontro é a rua Aníbal Nunes Pires, em frente ao Centro Comunitário do Mocotó.

“Procuramos juntar boa parcela do Maciço que tem problemas semelhantes”, justificou o assessor de Gestão Participativa e coordenador do Prefeitura no Bairro, Renato Geske, lembrando que, no caso do Mocotó, será dado retorno sobre reivindicações já feitas. É que a comunidade é uma das quatro do Maciço do Morro da Cruz visitadas pelo governo itinerante no ano passado. As outras que já foram contempladas são o Monte Serrat, o Morro do 25 e o Morro do Horácio.  

Mocotó Cor

O evento do próximo sábado terá a parceria do projeto Mocotó Cor, iniciativa voltada a contribuir para a promoção de mudanças positivas na realidade local, que envolve Poder Público e iniciativa privada. Mais especificamente, Prefeitura de Florianópolis, Instituto Vilson Groh (IVG), Associação dos Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó (ACAM), Koerich Imóveis, Tintas Renner, Magia das Cores Tintas, Voodoo Comunicação, Jardins e Afins e Evelyne Orth Produções, entre outros.

Em razão disso, será dada continuidade ao mutirão voluntário de pintura de casas pré-selecionadas de crianças que moram na ACAM, na comunidade do Mocotó, iniciado no dia 8 de novembro, quando foram pintadas 13 casas.

Desta vez, a expectativa é a de pintar mais 12 casas, bem como instalar cerca de dez lixeiras plásticas de 120 litros ao longo do Morro do Mocotó em pontos indicados pela Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap). Funcionários da empresa, aliás, também vão fazer limpeza e retirada de lixo na região.

Na oportunidade, haverá ainda a inauguração de um novo parquinho, no Morro da Queimada. Ali e no Morro do Mocotó, serão plantadas mudas de árvores como quaresmeira e abacateiro.

Para o Padre Vilson Groh, com o movimento, “estamos todos imprimindo um exercício de cidadania no Morro do Mocotó, e isso irá fortalecer os vínculos e levar afetividade, generosidade e respeito para a comunidade”. 

Balanço

O projeto Prefeitura no Bairro já teve 41 edições, com visitas às comunidades de Canasvieiras, Monte Cristo, Campeche, Pantanal, Estreito, Itacorubi, Monte Serrat, Rio Vermelho, Coqueiros, Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição, Vargem do Bom Jesus, Vila Aparecida, Coloninha, Costeira, João Paulo, Barra da Lagoa, Morro da Caixa, Canto do Lamim, Vila do Arvoredo, Morro do 25, Carianos, Trindade, Morro do Mocotó, Chico Mendes, Tapera, Capoeiras, Ingleses, Morro do Horácio, Monte Verde, Santo Antônio de Lisboa, Vila São João e conjunto habitacional Panorama (de 42 blocos de apartamentos), Jurerê, Abraão, Ratones, Armação, do Sapé, Pântano do Sul, Jardim Atlântico, Ribeirão da Ilha e Vargem Grande, nesta ordem.

Balanço das primeiras 40 edições do projeto que aproxima a população dos gestores municipais dá conta de que, de janeiro de 2013 até o final do semestre passado, o Prefeitura no Bairro recebeu um total de 5.186 reivindicações dos cidadãos.

 “Esse projeto é muito importante porque traz a Prefeitura para perto das pessoas. Muita gente nem sabe onde fica a Prefeitura, e com essa iniciativa tem a oportunidade não apenas de reclamar ou pedir alguma coisa, mas também de apresentar sugestões para melhorar a vida das pessoas”, destaca o coordenador Renato Geske.

Providências

Uma série de outras providências podem ser tomadas pela comunidade local durante a realização do Prefeitura no Bairro - graças à participação de representações dos poderes públicos municipal e estadual, entre outras. 

Na oportunidade, podem ser efetuadas matrículas no projeto de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) da rede municipal de ensino, voltado a pessoas com mais de 15 anos interessadas em cursar do 1º ano a 9ª série em um dos cinco polos avançados e 10 núcleos espalhados pela cidade, bem como inscrições em cursos de qualificação e capacitação profissional gratuitos, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 

Ainda durante o evento, haverá representação do Procon para reclamações relacionadas ao direito do consumidor; do Pró-Cidadão, para informações e resoluções de questões referentes a processos, parcelamentos, dívidas ajuizadas, atualização de endereços e recadastramento; da OAB Cidadã, para orientações jurídicas, e da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), e da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher da Prefeitura de Florianópolis, para assuntos afetos às áreas.

Pede-se aos interessados em serem atendidos pelo prefeito e seus secretários que cheguem com uma antecedência de uma hora, para efetuar seus agendamentos.