27/11/2014 - SC - Eventos
Urbanista Enrique Peñalosa visita a Prefeitura
Ex-prefeito de Bogotá veio falar de mobilidade urbana

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Cesar Souza Junior e Enrique Peñalosa

O prefeito Cesar Souza Junior recebeu na manhã desta quinta-feira (27) a visita do ex-prefeito de Bogotá (Colômbia), Enrique Peñalosa – conhecido por suas soluções urbanas que priorizam o transporte público e as bicicletas – e se disse “convencido, pela experiência de Bogotá, que estamos no caminho certo” ao iniciar a construção de corredores exclusivos de ônibus.

“Ele trouxe subsídios para nos animar, já que conseguiu operar as modificações que estamos começando a fazer.” Também participaram do encontro os secretários municipais Rafael Hahne (Obras) e Dalmo Vieira Filho (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

O urbanista Peñalosa foi prefeito da capital colombiana durante três anos (de 1998 a 2001) e implantou na cidade 300 quilômetros de ciclovias protegidas e 70 quilômetros de uma ‘autopista’ para bicicletas. Implantou também o sistema de ônibus rápido (BRT), cujo quilômetro construído, segundo ele, é muitas vezes mais barato do que o do metrô. Ele ficou conhecido, e foi muito criticado também, por restringir o estacionamento de veículos no centro de Bogotá.

“Foi uma decisão política. Há algumas maneiras de se restringir o uso do carro. Há o rodízio, há o pedágio na área central. Mas o mais eficiente é eliminar o estacionamento. Não existe garantia constitucional para o estacionamento. E se não há lugar para estacionar, como é que se vai de carro? ”, questionou.

O ex-prefeito calcula que Florianópolis vai estar “300% maior” nos próximos 50 anos, e a pergunta que já se faz é “como vamos nos mover?” “Se se pensa na construção de uma nova ponte porque a atual está congestionada, dentro de cinco anos a nova ponte certamente vai estar congestionada do mesmo jeito. O problema é que as pessoas defendem as faixas exclusivas para ônibus, mas para que os outros usem os ônibus”, disse, acrescentando que ‘todos nós amamos carros e achamos que as ruas estão muito estreitas”. Ou seja: ninguém admite que faz parte de uma massa  excessiva de carros circulando.

Cesar Souza Junior informou que Florianópolis não tem, até agora, “um metro de faixa exclusiva para ônibus”, mas garantiu que isso vai mudar a partir do início de 2015, quando começam as obras dos corredores. Para Enrique Peñalosa, a solução parte daí: “Temos de começar a pensar o futuro das cidades a partir do BRT.”