28/11/2014 - SMPI - Cultura
IPUF expõe os projetos feitos para a cidade
Mostra acontece no Museu Cruz e Sousa até 4 de dezembro

foto/divulgação: Caê de Castro

Visitação é aberta ao público

Propostas como a nova sede administrativa da Prefeitura da Capital, o novo Largo da Alfandega e a passarela-jardim ligando a Praça XV de Novembro ao CentroSul fazem parte da exposição de projetos “Cidades Metropolitanas”.


A mostra, promovida pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) e pelo Conselho da Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), vai até o próximo dia 4 de dezembro, no Museu Cruz e Sousa. 

Também será possível conhecer os projetos para os bairros José Mendes e Sambaqui, bem como a de um mirante no morro da Carvoeira. Outra proposta em exposição é voltada à região entre as cabeceiras insulares das pontes Colombo Salles e Hercílio Luz. Além de painéis fotográficos, alguns projetos estão apresentados em forma de maquetes, permitindo melhor visualização.  

Passarela-jardim 

A ideia é transformar em parque público a faixa de terra entre a Praça XV e o CentroSul, num total de 32 mil metros quadrados. No local, seria implantada uma série de benfeitorias. De acordo com o projeto, a área será transformada numa passarela-jardim com 200 metros de extensão.

A estrutura será suspensa sobre o trânsito de veículos a uma altura de 6 metros, que devolve ao Centro o contato com o mar e permite uma visão panorâmica dos prédios históricos. Embaixo da passarela, além de área verde, serão instalados equipamentos públicos - como centro de informações, caixas eletrônicos e banheiros - e de lazer, como quadras, pista de skate, restaurantes e lanchonetes. Também está previsto um centro de comércio popular.


galeria de imagens