28/11/2014 - SMS - Saúde
Vacinação contra pólio e sarampo vai até o dia 12
Longe de atingir a meta, imunização contra a poliomielite e o sarampo vai até o dia 12 de dezembro

foto/divulgação: SMS

Campanha foi prorrogada até 12 de dezembro

A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo foi prorrogada até o dia 12 de dezembro em Florianópolis.  A situação se repete em todo o País, pois as metas de imunização não foram atingidas. Crianças de seis meses até 5 anos incompletos devem ser levadas aos centros de saúde, que funcionam de segunda a sexta, das 8 ao meio-dia e das 13 às 17 horas.


Na Capital, os centros de saúde fizeram, durante toda a semana, a busca ativa de pais e responsáveis pelas crianças, que foram contatados por telefone e pessoalmente pelos agentes de saúde. Até a manhã desta sexta-feira (28),  a vacinação contra poliomielite atingiu 69,8% da meta e a de sarampo, 66,5%.


A grande preocupação das equipes é com a chegada das férias, quando muitas pessoas vão viajar e outras milhares visitam Florianópolis. O problema é que, no caso do sarampo, o vírus foi reintroduzido no Brasil neste ano, resultando em 596 casos da doença no período, concentrados especialmente nos estados do Ceará e de Pernambuco.


Quanto à pólio, em março de 2014 o vírus foi detectado em uma amostra de esgoto coletada no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).