28/11/2014 - SME - Educação
Seminário discute pacto pela alfabetização na idade certa
Acordo estipula que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos

foto/divulgação: Divulgação

Seminário contará com relatos de professores e palestras.

A Secretaria de Educação de Florianópolis, em parceria com o Ministério da Educação, realizará nesta terça-feira (2) o Seminário “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): Práticas Pedagógicas no Contexto do Letramento”. Estarão em debate ações pedagógicas e os desafios para o cumprimento do acordo assumido pelos governos federal, estaduais e municipais que visa à alfabetização das crianças até os oito anos de idade. O evento ocorrerá no Hotel Morro das Pedras, na rua Manoel Pedro Vieira, 550.

O programa nacional estabelece que ao final do 3º ano do ensino fundamental os alunos compreendam o sistema de escrita, tenham fluência de leitura e domínio na compreensão e produção de textos.

A atividade é destinada a educadores que atuam do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Na rede, atualmente há cerca de 160 professores nesta faixa, atendendo mais de cinco mil estudantes de 35 escolas. Os profissionais receberam curso de formação que totalizou 160 horas, sendo 120 presenciais e 40 a distância. A ação é realizada em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina.

Alfabetização em pauta

O seminário contará com a apresentação de trabalhos de seis professores da rede municipal de ensino. Everaldo Silveira, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, irá falar sobre a matemática no processo de alfabetização, e Nelita Bortolotto, também professora da UFSC, abordará os desafios da docência no ensino da linguagem.

A professora Janete Leopoldo, da EBM Luiz Cândido da Luz (Vargem do Bom Jesus) tem como assunto de seu trabalho “Aprender Brincando”. Izabel Cristina Jorge Peres, da EBM Osmar Cunha (Cansvieiras) participará com seu relato intitulado “Espaço e Forma – Caminho do Rei”, e Adriana Biranoski, da EBM Antônio Paschoal (Rio Vermelho) com o tema “Livros que li”. Elêusis de Morais Andrade, da EBM Maria Tomázia Coelho (Santinho) compartilhará seu relato “O Caminho entre os lugares”. Joyce Mara Tonera, da EBM Antônio Paschoal Apóstolo falará sobre geometria e arte, e por último, Nayara Ilma de Assunção, EBM João Gonçalves Pinheiro (Rio Tavares) debaterá “Alimentação saudável e medidas de massa.”

Ações federais

Além da formação continuada dos professores alfabetizadores, pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o MEC disponibilizou uma série de materiais aos municípios: livros didáticos, obras pedagógicas, acervos de dicionários da Língua Portuguesa, jogos pedagógicos, obras de referência de literatura e de pesquisa e tecnologias educacionais de apoio à alfabetização.