19/12/2014 - SC - Trânsito
GMF começa a fiscalizar a velocidade neste sábado
Agentes da Guarda vão ocupar pontos com maiores índices de acidentes, antes fiscalizados pelos radares

foto/divulgação: Martinho Ghizzo/PMF

Avenida Beira-mar, um dos pontos principais

A Guarda  Municipal de Florianópolis (GMF) vai passar a controlar a velocidade nas sinaleiras da cidade com os maiores índices de acidentes de trânsito – sobretudo na avenida Beira-mar Norte – a partir das 7 horas deste sábado (20). A fiscalização vai acontecer durante as 24 horas do dia. Isso ocorrerá em razão do encerramento, nesta sexta-feira (19), do contrato da Prefeitura com a empresa Kopp Tecnologia, responsável pela fiscalização eletrônica do trânsito da cidade. A administração municipal decidiu não renovar o contrato com a Kopp, já que ela é alvo de investigações por parte da Polícia Federal.

O secretário municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, Raffael De Bona, diz que a medida “não afetará” a segurança de Florianópolis, pois, para o trabalho, serão deslocados 60 guardas municipais que já atuavam no trânsito. Serão empregados também agentes que trabalham na rota escolar, atividade inexistente no período de férias. Eles farão a fiscalização com o auxílio de viaturas para ter mobilidade, ou seja, não ficarão em pontos fixos ininterruptamente.

A Polícia Militar de Santa Catarina e a Polícia Militar Rodoviária também vão atuar na fiscalização do trânsito nos locais que são de sua atribuição.

Redutora natural

De Bona não vê problema na mudança do controle de trânsito na principal via de fluxo de veículos e de pedestres de Florianópolis exatamente na alta temporada. “Estamos mudando a forma. A presença ostensiva de agentes de trânsito, além de ser redutora natural de velocidade, também auxilia pedestres em travessias e gera mais segurança na região de atuação”.

As Secretarias de Segurança e da Administração já estão buscando resolver a contratação de radares móveis para o trabalho, assim como de nova prestadora de serviço que assumirá o que vinha sendo feito pela Kopp.

Ao todo, a empresa respondia por 13 aparelhos, que fiscalizavam na Capital 117 faixas, as quais têm um movimento de cerca de 27 milhões de veículos por mês. Destes, oito mil eram autuados, na maioria dos casos por ultrapassar em até 20% a velocidade máxima permitida.