22/03/2010 - SC - Transportes
Lançado edital para novos táxis
Florianópolis vai pular de 258 para 458 veículos, estabelecendo a proporção idêntica a de Curitiba: 800 habitantes para um táxi. O critériofoi feitocom base no funcionamento desses serviços nas grandes capitais brasileiras e estrangeiras.

foto/divulgação: Mauro Vaz

João Batista assina edital de licitação para novas placas de táxi

Em breve, a frota de táxi de Florianópolis vai pular de 258 para 458 veículos, estabelecendo a proporção idêntica a de Curitiba: 800 habitantes para um táxi. O edital de licitação para concessão de novas placas foi assinado hoje pelo vice-prefeito João Batista Nunes. Ele lembrou que a proporção de táxi por habitante foi feita pela equipe técnica da prefeitura com base no funcionamento desses serviços nas grandes capitais brasileiras e estrangeiras.

João Batista ressaltou que em Paris, na França, a proporção é de um táxi para cada 150 pessoas. “Em São Paulo a proporção é de 305 por um. Já em Nova Iorque é de 700 pessoas para cada táxi”. Uma comissão formada por integrantes da Prefeitura Municipal de Florianópolis, União Florianopolitana de Entidades Comunitárias e Sindicato dos Taxistas vai determinar os locais de novos pontos.

Em seu discurso, João Batista ressaltou a necessidade de táxis no Norte da Ilha, principalmente Ingleses e Canasvieiras e também no Sul da Ilha. O vice-prefeito ressaltou que na área central e bairros próximos à cidade existem 221 táxis, e no Continente 37.

Interessados que pretendem participar da licitação devem acessar o seguinte site: http://pmf.fepese.ufsc.br.  Para adquirir a placa,  o candidato terá que ser aprovado em provas objetivas envolvendo questões de matemática, português e conhecimentos específicos ( primeiros socorros) direção defensiva, identificação de ruas e logradouros do município, além de conhecimentos básicos em inglês e  espanhol.

A prova será elaborada pela Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-econômico da Universidade Federal de Santa Catarina. As inscrições encerram às 18h de 30 de abril. A prova será realizada às 14h de 16 de maio, no campus da UFSC.  Do número total de vagas, 5% estão destinadas aos portadores de necessidades especiais.