09/01/2015 - SMTMU - Transportes
Decisão do TRT impacta na tarifa em Florianópolis
Valores congelados há três anos serão atualizados a partir da 0h de domingo

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Tarifa ficou congelada por três anos

A partir da 0h deste domingo (11), a tarifa do transporte coletivo de Florianópolis será atualizada para o valor de R$ 2,98 para quem utiliza cartão – o que equivale a cerca de 80% dos usuários do transporte coletivo.

O resultado dessa elevação é dividido em dois processos: um deles é a atualização da tarifa em si, que corresponde às variações do combustível, do custo da mão de obra e do índice geral de preços (IGP-DI). Aplicando-se estes indicadores, uma correção de 7,14 % incide sobre valor final da passagem. Assim, ao empregar o fator de reajuste previsto no contrato de licitação, realizado em 2014, teríamos uma tarifa de R$ 2,77 para o pagamento no cartão e R$ 2,95 para o pagamento em dinheiro. Ou seja, estaríamos com uma das tarifas mais baixas entre as Capitais, mesmo estando há três anos sem aumento.

No entanto, a Prefeitura terá de fazer uma adequação sobre este valor, devido à decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, ainda em fase liminar, que por meio de ação cautelar obrigou a reposição dos cobradores que voluntariamente optassem por sair do sistema ou fossem promovidos ao cargo de motorista. Essa decisão impactou diretamente no custo do sistema, aumentando a tarifa em mais 20 centavos. Por esse segundo fator, o valor da passagem foi atualizado para R$ 2,98 (cartão) e R$ 3,10 (dinheiro).

Redução

Em junho de 2014, os usuários do sistema tiveram pela primeira vez o valor da passagem diminuído. Com a primeira licitação do transporte da cidade, a tarifa foi reduzida de R$ 2,70 para R$ 2,58 para pagamento no cartão e de R$ 2,90 para R$ 2,77 para pagamento em dinheiro.

Outra mudança foi a criação do passe livre para estudantes oriundos de famílias com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, ou renda mensal total de até três salários mínimos. Cerca de 10 mil jovens, que realmente necessitam do auxílio, estão sendo beneficiados com a medida.

Mais um benefício aos mais carentes foi a ampliação da abrangência da tarifa social: antes restrita ao Maciço do Morro da Cruz (na Ilha), e aos bairros Morro do Geraldo, Vila Aparecida e Chico Mendes (no Continente), a tarifa social passou a ser aplicada em toda a cidade. A medida favorece atualmente 14 mil trabalhadores.

Renovação da frota

A frota também está sendo amplamente renovada. Em novembro de 2014, 74 novos veículos foram inseridos no sistema. Todos os novos ônibus estão equipados para atender pessoas com deficiência. Os 15 veículos das linhas executivas contam com uma tecnologia diferenciada, no que diz respeito ao acesso dos cadeirantes: eles têm uma porta de acesso exclusiva com elevador e banco do passageiro acoplado; assim, o usuário com deficiência encosta a cadeira próximo à porta e, com o auxílio do motorista, faz o transbordo da cadeira para o assento. Até então, nenhum veículo do transporte executivo em operação possuía elevador para acesso de cadeirantes.

Melhorias a serem implantadas

Ao longo do processo, muitas melhorias serão implantadas. Entre elas, está a otimização das linhas, com readequação do quadro de horários e itinerários, trazendo mais eficiência ao sistema. Além disso, está sendo criado o Sistema de Apoio à Operação (SAO), com investimento aproximado de R$ 35 milhões, que permitirá à Secretaria de Mobilidade Urbana o gerenciamento e a programação das viagens em tempo real. A partir desse gerenciamento, por exemplo, será possível acrescentar um veículo extra ao sistema, quando houver superlotação do quadro disponível.

O passageiro também poderá interagir com o SIM, obtendo informações pela internet, dispositivos móveis e painéis, que serão instalados nos terminais.