23/01/2015 - SMO - Obras
Começam no sábado obras para o corredor de ônibus
Nesta primeira etapa acontece a retirada das árvores na marginal da Beira-mar Norte

foto/divulgação: Petra Mafalda

Iniciam obras na avenida Beira-mar Norte

As obras que irão compor o anel viário, com corredor exclusivo para ônibus, a ser implantado na região central de Florianópolis começam na manhã deste sábado (24). Nesta primeira etapa, acontece a retirada das árvores localizadas na marginal do trecho da avenida Beira-mar Norte, desde a altura do Direto do Campo até a sede da Polícia Federal.

Após o início da primeira etapa, as obras seguem para o trecho do Terminal de Integração da Trindade (Titri) e estendem-se até a altura da Secretaria Municipal de Saúde, em frente ao Shopping Iguatemi, na Trindade.

Com a execução destas obras e o alargamento da via, haverá uma melhora do trânsito de veículos pelo local. Posteriormente, as marginais da avenida Beira-mar Norte irão compor o anel viário que será implantado na cidade.

Florianópolis vai receber o primeiro corredor exclusivo para ônibus da história, sendo a principal obra de mobilidade urbana das últimas décadas na cidade. Ao todo, o anel viário terá 17 km e fará todo um contorno na região central, passando pelo Terminal de Integração do Centro (Ticen), Beira-mar Norte, Trindade, Pantanal, Saco dos Limões e Prainha.

Entre as melhorias que serão executadas, além da implantação das faixas exclusivas para o transporte coletivo e, dependendo do trecho, faixas preferenciais para o transporte público, o projeto prevê ainda melhora nas calçadas ao longo da via, sistema de controle de semáforo integrado (ITS), sinalização horizontal e vertical, faixa para pedestres e abrigos de passageiros.

O prazo para conclusão total do anel viário é de três anos. As obras, que contam com recursos municipais, estaduais e federais, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estão orçadas em torno de R$ 150 milhões.