27/01/2015 - FCFFC - Cultura
Espaços culturais têm edital para ocupação
Chamada de pauta contempla espetáculos para o Teatro da Ubro (Centro) e Casa das Máquinas (Lagoa da Conceição)

foto/divulgação: Dieve Oehme

Casa das Máquinas - Lagoa da Conceição

Artistas, empresas, companhias ou grupos interessados em desenvolver atividades culturais no Teatro da Ubro (Centro) ou na Casa das Máquinas (Lagoa da Conceição), no primeiro semestre de 2015, ainda podem se inscrever nos editais de ocupação lançados pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

As propostas para utilização desses espaços, no período de março a julho, devem ser enviadas até sexta-feira (30). Os editais e formulários de inscrição estão disponíveis no site da FCFFC (clique aqui).

Lançado em outubro de 2014, o edital de pauta de programação contempla espetáculos de dança, teatro, ópera, música e eventos culturais. Em paralelo, também poderão ser realizados cursos, seminários, debates, oficinas e lançamentos, entre outras atividades que promovam a difusão das artes e da cultura.

As propostas serão analisadas pela comissão de pauta de cada espaço, considerando a excelência artística e interesse cultural do projeto, qualificação dos profissionais envolvidos e a melhor adaptação à realidade física, cênica e técnica do equipamento cultural. Terão preferência propostas que contemplem o calendário semanal de forma contínua, com temporada de quinta-feira a domingo para o Teatro da Ubro e de sexta-feira a domingo para a Casa das Máquinas.

Para participar do processo seletivo, os proponentes devem estar obrigatoriamente cadastrados no Sistema Municipal de Indicadores e Informações Culturais – IdCult/Floripa (www.cultura.sc/floripa). A plataforma digital de mapeamento cultural foi lançada pela Secretaria Municipal de Cultura há cinco meses com o objetivo de identificar a cadeia produtiva do setor cultural.

Pesquisa e criação

Além dos editais para pauta de programação artística, a Fundação Franklin Cascaes também está recebendo até o dia 30 de janeiro propostas para ocupação da Casa das Máquinas com projetos de pesquisa e criação cênica em diversas linguagens artístico-culturais. O edital e o formulário de inscrição desta modalidade também estão disponíveis no sítio eletrônico da Fundação.

O processo de seleção é aberto à participação de artistas brasileiros e estrangeiros em situação legal no país, residentes em Florianópolis. Serão escolhidas dez propostas para utilização do espaço durante nove semanas consecutivas, conforme calendário divulgado nos anexos do edital. A escolha dos projetos levará em conta critérios como mérito, relevância cultural, clareza, coerência, originalidade, inovação e criatividade, além de adequação ao espaço pretendido. Do total de selecionados, cinco ficarão como suplentes.

Realizado desde 2013, o lançamento de editais de ocupação tem como objetivo democratizar o uso dos espaços culturais administrados pelo Município e dinamizar a produção e a criação artística na cidade, além de ampliar o acesso da população às diferentes formas de expressão das artes.